Graças à parceria entre Instituto Alok, SAS Brasil, GasLive e Laser Fotona, o projeto Luz na Saúde, no Rio de Janeiro (UPA do Alemão, agosto/setembro de 2023), objetivou diminuir a fila de espera no SUS para os exames de colo uterino, colposcopia, papanicolau, assistência às mulheres com câncer de colo de útero, além de oferecer novos tratamentos como a telecolposcopia e laserterapia para incontinência urinária.
As pacientes selecionadas partiram de uma triagem realizada com o apoio das secretarias de Saúde e da Mulher da Cidade do Rio de Janeiro, que recebem orientação, realizam exames e tratamentos médicos.
Fotos: Milla Petrillo e Arquivo SAS Brasil
Dezenas de médicos e estudantes de medicina participaram do projeto. Uma equipe foi treinada especialmente para a melhor aplicação da laserterapia Erbium com equipamentos Dualis – Dynamis da Tecnologia Fotona, que trata os casos de incontinência urinária.
Fotos: Milla Petrillo e Arquivo SAS Brasil
Boletim Geral: Luz na Saúde
25 a 30 de Agosto, Complexo do Alemão (RJ)
2.640 atendimentos realizados
2.413 Pessoas beneficiadas
635 Pessoas atendidas
321 Mamografias realizadas
97 Laserterapias para incontinência urinária realizadas
54 procedimentos cirúrgicos odontológicos com laser
1.012 exames para rastreio de câncer de colo de útero
100 aferições de sinais vitais
Os Parceiros:
É o nosso primeiro projeto na área da saúde no qual 100% dos atendimentos médicos serão somente para mulheres. Eu fico extremamente feliz em poder impactar positivamente na vida delas e colaborar de alguma forma com a saúde pública do nosso país. Logo quando me formei em medicina eu prestei atendimento no SUS de São Paulo. Por isso, sei do impacto positivo que ações como estas podem trazer para a vida das pessoas, principalmente das mulheres, que estão na fila de espera para realizar procedimentos tão fundamentais para a sua saúde e qualidade de vida.
Dra. Romana Novais, Co-fundadora do Instituto Alok e Médica Especialista Em Tricologia
A SAS Brasil é referência em inovações com impacto social em saúde. Acreditamos que a inovação é uma ferramenta poderosa para ampliação de acesso para quem mais precisa. Para nós é uma honra estar com parceiros com o mesmo propósito e trazer uma ação com tanto potencial de impacto, especialmente com a parceria com o SUS. O Complexo do Alemão foi a primeira comunidade do Rio de Janeiro a receber o projeto de telessaúde da SAS Brasil em 2020, durante a pandemia de covid-19. Foram milhares de teleatendimentos em dois anos, acompanhamento de pacientes com COVID-19 e consultas em mais de 20 especialidades médicas. Poder voltar à região, agora de forma presencial, com parceiros tão importantes e com atendimentos especializados e de alta resolutividade para mulheres e crianças da região é ainda mais especial.
Dra. Adriana Mallet, Co-fundadora e Cmo da Sas Brasil.
Essa parceria com o Instituto Alok é algo que já pensávamos há muito tempo e poder concretizar isso é algo que tem muito a ver com a nossa filosofia: transformar a vida das pessoas, através da tecnologia de ponta e tratamentos inovadores. O projeto começa junto com nossas comemorações de 60 anos e como presente ganhamos a parceria com o Instituto Alok para cuidar de pessoas com laser nas áreas da ginecologia, odontologia e, futuramente no ‘Luz Na Saúde’, na dermatologia.
Federico Blaustein, Ceo do Fotona Brasil.
Desde nossa primeira parceria com o Instituto Alok sempre trabalhamos em projetos que deixem um legado para as pessoas impactadas, visando que aquela ação siga trazendo benefícios a muitas outras pessoas e comunidades. Neste projeto a Gaslive participa com uma gama de produtos que analisam as informações iniciais de saúde do paciente durante a anamnese realizada pelo profissional, para que o mesmo tenha mais segurança em seguir com o tratamento ou até mesmo identificar algum possível problema, tal como oximetria baixa, pressão arterial alterada ou febre, na sequência temos os equipamentos de suporte com Concentradores de Oxigênio, BPAP e CPAPS
Ricardo Manara, Managing Director da Gaslive.