Sobre Alok

”Contribuir é o propósito mesmo da vida, e o que me faz mais feliz”

Sobre Alok

Fundado sob o propósito de iluminar o mundo para que seja um lar melhor para se viver de forma justa, feliz e sustentável, o Instituto Alok é um propósito de vida para o artista que, em 2022, foi eleito como o 4º melhor DJ do mundo. “Espero que esta conquista desperte nas pessoas o que desperta em mim: a vontade de contribuir positivamente, impactando o próximo de alguma maneira”, disse Alok na oportunidade.

A criação do instituto (dezembro/2020) manifesta, no campo da transformação social, o mesmo profissionalismo, autenticidade e motivação com que ele, que é um dos artistas brasileiros mais ouvidos no mundo marca sua presença no cenário musical, nos game shows e nas interações nas redes. Alok compõe a lista Bloomberg Línea das 500 pessoas mais influentes da América Latina e é entre os artistas brasileiros um dos maiores filantropos. Por sua atuação social, recebeu do Tribunal Superior do Trabalho a Comenda da Ordem do Mérito do Judiciário no grau Grande Oficial. Em 2023, por sua atuação social, recebeu do Tribunal Superior do Trabalho a Comenda da Ordem do Mérito do Judiciário no grau Grande Oficial e passou a integrar o Observatório de Direitos Humanos do Conselho Nacional de Justiça.

A troca permanente com um oceano de pessoas de distintas gerações e classes sociais aprofunda o permanente compromisso de Alok com os que vivem em vulnerabilidade e também com os que combatem a desigualdade. Sua responsabilidade e consciência cidadã o levaram à Assembleia Geral das Nações Unidas (2022 e 2023) onde lançou o projeto-movimento O Futuro é Ancestral e, ao lado de pensadores indígenas, vem alertando para a urgência da promoção e defesa dos direitos dos povos originários de ocuparem múltiplos territórios na sociedade contemporânea. Em 2023, durante o Festival de Cinema de Cannes, por sua aliança com os povos indígenas, foi homenageado com o Prêmio Best Achievement (atribuído pela Better World Fund e Amazônia Alliance Fund). 

Antes mesmo do nascimento formal do Instituto Alok, já eram usuais as doações de cachês, transferências de royalties de músicas, a mobilização de pessoas e marcas-parceiras para a ação social (ver neste site em “O Caminho da Solidariedade”).

Alok é brasileiro, nascido em Goiânia, filho dos DJs Ekanta Jake e Swarup, pai de Ravi e Raika, marido da médica Romana Novais, irmão de Bhaskar (também DJ) e Jaya Petrillo.

Fotos: Alisson Demetrio / Bismarck Araujo / Divulgação

Artistas de 8 etnias indígenas e Alok no álbum

O FUTURO É ANCESTRAL