Sobre o Instituto Alok

Missão

Contribuir para o desenvolvimento socioambiental e inspirar atitudes positivas de solidariedade.

Visão

Um mundo onde todo ser humano vive em condições plenas para seu crescimento pessoal, podendo criar e decidir com autonomia, colaborando na construção de uma sociedade feliz, luminosa, justa e sustentável.

Valores

Orienta o Instituto Alok o sentimento de unidade que abraça culturas, comunidades e a vida de todos os seres. Celebramos a equidade de gênero, a livre orientação sexual, a liberdade religiosa e o empoderamento das populações negra e indígena. Acreditamos que uma sociedade é realmente democrática quando todos têm oportunidades iguais.

Áreas de Atuação

Apoiando jovens e, especialmente, mulheres em sua qualificação para empreender e para o trabalho profissional, incentivando a criação de negócios e o acesso à formação em tecnologia e ao crédito.
Fomentando o acesso a alimento saudável num contexto de segurança nutricional. Criando maior consciência sobre o consumo consciente e favorecendo uma produção sustentável.
Contribuindo para o acesso a oportunidades e condições de uma vida plena, especialmente na saúde e educação, para mulheres, crianças e adolescentes, apoiando a preservação da natureza, equidade de gênero, a livre orientação sexual, a liberdade religiosa e o empoderamento das populações negra e indígena.
Fortalecendo a defesa de seus direitos e a integridade de seus territórios, reconhecendo e celebrando sua diversidade étnica e cultural, fortalecendo os processos de apoio ao empreendedorismo, a economia sustentável e apoiando ações socioambientais nas aldeias.

Como Atuamos

O Instituto Alok é uma associação sem fins de lucro criada pelo artista Alok para o investimento social no Brasil.

No Brasil, prestamos assessoramento técnico a organizações sociais durante os processos de formulação e acompanhamento de projetos específicos a serem apoiados financeiramente. O assessoramento visa o alinhamento de metas e contribuir ao melhor cumprimento de nosso propósito comum de oferecer assistência social, construir transformações sistêmicas e participar de dinâmicas coletivas de promoção e defesa de direitos.

Realizamos doações financeiras para a execução dos projetos, e também com espírito de solidariedade em situações de emergência coletiva ou individuais.
As doações são realizadas a partir de recursos próprios e/ou frutos de mobilização de parcerias com outras OSC ou empresas privadas para que também colaborem para o alcance dos objetivos.

As organizações e projetos apoiados, assim como os casos de ações solidárias, são selecionados pela curadoria do próprio Instituto, mas também através de editais públicos ou ainda pela análise de propostas recebidas.

O Instituto Alok não realiza doações para organizações sociais de outros países, mas na África e na Índia estabelece relações de intercâmbio de aprendizagem no desenvolvimento de tecnologias sociais. De forma gratuita e voluntária, prestamos assessoria técnica na formulação e acompanhamento de metas.

Do ponto de vista da comunicação pública, e em função do assessoramento técnico oferecido, utilizamos a expressão “projetos apoiados pelo Instituto” – a mesma utilizada com relação àqueles projetos
que recebem recursos financeiros no Brasil.

Nosso Time

Fundadores

Alok Achkar Peres Petrillo
Romana Novais de Souza A. Petrillo

Conselho Administrativo
(e fundadores)

Presidente:
Alok Achkar Peres Petrillo

Vice Presidente:
Fábio Correa Soares

Conselheiros:
Robson Cunha do Nascimento Junior
Rafael Rocha de Macedo
Gabriel Machado Lopes

Diretor Executivo

Geraldinho Vieira (Devam Bhaskar)

Equipe

Comunicação: Janaina Coe
Editora Júnior: Gabriela Alves
Projetos: Renata Quintella
Webmaster:
Sandro Arakaki
Administração:
Tamiris Sobral e Andréia Dias
Financeiro:
Maria de Fátima Albuquerque
Jurídico:
Lorhayne Guimarães
Imprensa:
Agência Melina Tavares Comunicação

Conselho Fiscal

Anna Ryta Costa
Felipe Caldeira Lobo
Raul Marcilio de Souza

Sede Administrativa

Goiânia – GO (Brasil)

Diretor Executivo

Geraldinho Vieira (Devam Bhaskar), é diretor do Instituto Alok. Dirigiu a ong ANDI – Agência de Notícias dos Direitos da Infância. Recebeu Menção Especial do Prêmio Nacional dos Direitos Humanos concedido pelo Governo Federal brasileiro, em associação com a sociedade civil (1997) e o Prêmio Cidadão Terceiro Setor, pela Revista Imprensa. Na Fundación Avina, foi Representante no Brasil e diretor internacional de comunicação. Jornalista, integrou o Conselho Consultivo da Fundación Nuevo Periodismo Iberoamericano, então presidida pelo escritor Gabriel García Márquez. Trabalhou na Rede Globo-DF, Jornal de Brasília e Correio Braziliense. Foi Chefe de Gabinete do Ministro Antônio Houaiss, da Cultura.

Projetos e Intercâmbios

Brasil | África | Índia

Artistas de 8 etnias indígenas e Alok no álbum

O FUTURO É ANCESTRAL