O Instituto Alok e a Acreditar criaram, em 2021, o Fundo Conexão Empreendedora, um projeto de microcréditos, com o propósito de promover um ambiente para o fortalecimento e/ou criação de pequenos negócios da região da Zona da Mata de Pernambuco.
A iniciativa estrutura atividades produtivas, por meio do microcrédito e suporte aos negócios e espírito empreendedor, contribuindo para a geração de renda, igualdade de gênero e o desenvolvimento local.
Fotos: Mila Petrillo, Produtora Pavão, Arquivo Acreditar
O Fundo Conexão Empreendedora já impulsionou mais de 300 pequenos negócios liderados por mulheres (74%) e jovens (56%), concedendo microcrédito e oferecendo apoio e suporte à gestão dos negócios. Com a parceria entre o Instituto Alok e a Acreditar, a renda das empreendedoras aumentou em 56%.
São apoiados negócios que acontecem no meio urbano ou rural nas seguintes áreas:
• Comércio: 69,57%
• Serviços: 8,70%
• Produção: 8,70%
• Atividade Rural: 13,04%
Ver essa foto no Instagram
Crédito e Acompanhamento
A metodologia da Acreditar associa a concessão do microcrédito a uma sistemática de educação financeira e de orientação aos empreendedores populares, para que através de seus próprios negócios permaneçam e gerem riqueza para a região.
Cerca de 80% da carteira de microcrédito é requisitada por mulheres que estão começando ou já empreendem nos ramos da alimentação, saúde, beleza ou agricultura. A evidência dos impactos positivos dos negócios na vida das famílias, em especial dos filhos, levou a Acreditar a tomar a questão de gênero como uma prioridade do seu escopo de atuação.
Foto: Arquivo
Sobre a Acreditar:
Acreditar é uma instituição microfinanceira (IMF), sem fins lucrativos, qualificada como OSCIP-Organização da Sociedade Civil de Interesse Público. Fundada em 2006, com a finalidade de promover o desenvolvimento local, atua com microcrédito produtivo orientado e empreendedorismo, contribuindo para o fortalecimento dos negócios locais.
O trabalho da Acreditar possibilita que os empreendedores da região possam viver com dignidade em suas terras de origem, não precisando migrar para outras regiões do Brasil.