O projeto Base Ancestral une Instituto Alok e Instituto Vini.Jr em parceria com o objetivo de fortalecer ações inovadoras na educação em duas escolas públicas de aluno(a)s de comunidades quilombolas: a Escola Municipal Professora Lydia Sherman, em Búzios (RJ) e a Escola Municipal Altina Ana da Conceição, em Ituberá (BA).
Serão implantados Centros de Tecnologias Educacionais Base (CT Base) nas duas escolas, oferecendo capacitação a professores, acesso dos alunos a um aplicativo educacional, suporte contínuo e oficinas de Educação Antirracista. O projeto – voltado para professoras e alunos de escolas públicas do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental – visa impulsionar o ensino, a inclusão digital e a conscientização racial, contribuindo para um ambiente educacional enriquecedor e inclusivo.
O CT BASE é desenvolvido pelo Instituto Vini.Jr e implementado por meio de um tripé metodológico:
A. Capacitação do corpo docente
Preparação de professores da escola sobre novas tecnologias, políticas pedagógicas inovadoras, atividades com movimento, linguagem do esporte, BNCC, plataformas de gestão, utilização do aplicativo, entre outros.
Entre as oficinas oferecidas para professore(a)s e aluno(a)s, uma das que apresenta mais destaque é de Educação Antirracista na Prática, que vem sendo desenvolvida com o objetivo de levar um conteúdo vasto sobre educação das relações étnico-raciais e preparar uma nova geração de crianças pretas para os efeitos do racismo.
B. Tecnologia:
Setup e licença de uso do software da tecnologia necessária para o desenvolvimento do projeto: o Aplicativo Base e a plataforma de dados Base de Dados. Será criado, dentro da home do aplicativo Base, um botão com uma trilha de conhecimento específica para tratar sobre Educação para as relações étnico-raciais – ERER. Neste contexto, os temas relacionados à ancestralidade serão trabalhados incluindo questões relacionadas às populações negra e indígena, todas relacionadas à Base Nacional Comum Curricular e ao conteúdo do Ensino Fundamental.
C. Infraestrutura
Fornecimento e treinamento para uso de toda a infraestrutura necessária para a utilização de professores e alunos, como smartphones, tablets, smart tv e laptops.
foto ilustrativa / as montagens dos CTs Base (a serem ainda realizadas) incluem ambientação de espaço físico com elementos associados ao futebol, fotografias do Vini Jr e do Alok e imagens de referências locais que remetam à origem e cultura das comunidades selecionadas para o projeto. Além disso, o projeto terá uma nova dimensão com a introdução de um personagem inspirado no Alok (como já existe com Vini.Jr), que ganhará vida dentro da trilha específica sobre os povos originários.
Descubra, Conheça e Navegue pelo Aplicativo Base / Instituto Vini.Jr
Sobre o Instituto Vini.Jr
O Instituto Vini.Jr é um sonho antigo do jogador e da família, assim como trabalhar com o tema Educação. O Instituto foi criado em 2021 como uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos. No primeiro ano de vida trabalhamos exclusivamente no desenvolvimento e teste de uma ferramenta educacional capaz de apoiar as professoras no processo de ensino-aprendizagem, atraindo a atenção das crianças para o aprender.
Atuamos então como facilitadores desse processo, propondo uma prática pedagógica que valoriza as experiências e histórias de cada criança, respeitando suas individualidades e visões de mundo e construindo, assim, autonomia para o desenvolvimento.
Temos a tecnologia como ferramenta e usamos o futebol como forma de atrair a atenção das crianças. Mas temos a certeza de que nada é ou será capaz de substituir a importância das professoras na sala de aula.