Com o lançamento do programa PLANETA VERDE, o Instituto Alok busca contribuir para ações de reflorestamento, restauração e preservação de ecossistemas nos variados biomas.
As ações levam também em consideração a qualidade de vida das populações locais, seu empoderamento e protagonismo, incluindo sempre que possível a geração de renda.
No Pará, o programa PLANETA VERDE une-se ao IEB – Instituto Internacional de Educação do Brasil e com organizações e famílias da Ilha do Marajó através do projeto “Marajó – Agrofloresta em Família” , que representa um aumento de 75% na renda de 150 mulheres que executam o plantio de 240 mil mudas em ação que irá restaurar cerca de 200 hectares (cerca de 200 campos de futebol, 2 milhões de metros quadrados).
As mulheres são, em sua maioria, agro-extrativistas e ribeirinhas.
A ação acontece nos municípios de Breves, Curralinho, Melgaço, Muaná, Portel e São Sebastião da Boa Vista, região recordista em desmatamento e com um dos piores Índices de Desenvolvimento Humano do país.
O projeto utiliza a metodologia de Sistema Agroflorestal (SAF), que permite que dentro de uma mesma área sejam feitos cultivos de árvores (como Andiroba, Jatobá e Pracaxi), palmeiras (como açaí e pupunha), espécies agrícolas/frutíferas de ciclo longo e curto (como cacau, cupuaçu, abacaxi, mandioca, mamão e banana). Essa diversidade garante a recuperação de serviços ecossistêmicos, além de gerar renda em curto, médio e longo prazo para as famílias. O SAF é uma estratégia importante para a segurança e soberania alimentar das famílias locais.
Segundo Manuel Amaral, coordenador executivo do IEB, “a parceria com o Instituto Alok e o Fundo Comunitário da AirBnB é estratégica porque impulsiona a restauração produtiva em uma área que tem um importante papel na proteção do ecossistema amazônico e que tem sofrido grande pressão de desmatamento. A implantação de viveiros e de SAFs promove o engajamento das famílias no território, impulsionando uma economia local baseada na agrofloresta e na diversificação da produção e da renda, contribuindo também para a soberania e a segurança alimentar dos moradores da região”.
Saiba Mais:
IIEB – Instituto Internacional de Educação do Brasil
O IEB foi fundado em 1998 com o objetivo de fornecer treinamento, promover educação, gerar e disseminar conhecimento, e reunir partes interessadas para construir uma sociedade sustentável. Suas ações de conservação de recursos naturais integram as diferentes dimensões da sustentabilidade, abrangendo aspectos econômicos, sociais e culturais, fortalecendo os atores sociais e o seu protagonismo.
Apoie você também:
