O Instituto Alok juntou-se com a prefeitura municipal de Ituberá/BA através de suas secretarias em apoio ao Círculo Solidário na programação do Circulou, um dos espaços do Festival Universo Paralello. O projeto é responsável por levar oficinas de Arte e Cidadania para o município de Ituberá/BA desde 2004, tendo como beneficiários crianças, adolescentes, jovens e adultos. Em 2022 foram 64 horas de atividades gratuitas, mais de 350 pessoas participaram das oficinas, houve a apresentação de 1 espetáculo e um total de 920 pessoas foram beneficiadas em toda comunidade de Ituberá e região.
Fotos: Arquivo Circulou
As atividades tiveram como objetivo promover encontros, trocas de saberes em meio às linguagens artísticas, centradas na construção coletiva, cultura alternativa e oferecer um espaço para aperfeiçoamento de práticas de sustentabilidade. Um projeto de extensão do Palco Circulou que possibilita o acesso a técnicas e processos referentes ao Ensino da Arte e Cidadania, que servem inclusive como o início de uma demanda de profissionalização, além de aprimorar os valores de cooperação e sustentabilidade. Uma semana de imersão em atividades sociais, educativas e ambientais com o desenvolvimento de oficinas reflexivas, atividades como roda de conversa, dinâmicas, convivência, aulas práticas, distribuição de cartilhas, espetáculo circense, entre outros.
Sobre o Circulou
O Círculo Solidário promove e tece um diálogo entre o Festival Universo Paralello e a Comunidade Local (Ituberá/BA), propiciando integração entre os diferentes atores envolvidos na produção de evidências, no compartilhamento e na experimentação de novas tecnologias e conhecimentos inseridos na sociedade.
Após esses anos de atuação o projeto continua avançando no município, fomentando ações nas comunidades e valorizando a diversidade cultural e artística.