O Instituto Alok é solidário à Associação dos Amigos dos Retratos de Esperança, organização dirigida por Bismarck Araújo atuando no sertão e áreas carentes da Bahia. Desde 2016 havia o sonho de transformar a realidade de 125 famílias da comunidade de Rio do Vigário (Canudos – BA) e entorno: região isolada, no município de Canudos (Bahia). Há escassez de alimento. É seco. Trabalho é escasso, a educação é precária.
Fotos: Arquivo Retratos de Esperança
Em 2019, Alok visitou a comunidade de Rio do Vigário (Canudos – BA) com a organização humanitária Fraternidade sem Fronteiras. Alok financiou com recursos pessoais (ainda não havia o Instituto Alok) a construção de duas casas e uma biblioteca, batizando a comunidade como Vila Esperança.
O nome faz referência à ong Retratos de Esperança, idealizadora do projeto e liderada pelo fotógrafo Bismarck Araújo com atuação no sertão e áreas carentes da Bahia.
Em 2021, o Instituto Alok apoiou a construção de mais 6 casas e ajudou a mobilizar recursos para caminhão e infraestrutura de acesso à água. Hoje, 40 litros de água por dia são distribuídos para as famílias. Em parceria com outras instituições, a Retratos de Esperança avançou para a construção de outras 22 casas na comunidade e uma cozinha comunitária onde 250 refeições são servidas todos os dias.
Fotos: Arquivo Retratos de Esperança
A biblioteca expandiu-se e transformou-se em Centro Educacional, centro de estudos e convivência que hoje é utilizado por 219 famílias.
Em 2023, um novo apoio do Instituto Alok contribui para a reforma na estrutura do Centro Educacional, para que o espaço possa atender crianças, jovens e adolescentes nas atividades extracurriculares, cursos de capacitação e oficinas e reforço escolar, através de melhorias na biblioteca, sala de informática e cantina.
O Instituto Alok apoia ainda o projeto Frutos da Esperança, na região de Jacobina (Chapada Diamantina- BA) onde a ong Retratos de Esperança está criando uma área de plantio para melhoria da segurança alimentar.
Fotos: Arquivo Retratos de Esperança
Ver essa foto no Instagram
Em 26 de junho de 2023, Alok voltou ao povoado que em 2019 ele batizou de Vila Esperança. Hoje, o projeto já favorece para que 50 famílias tenham acesso a água e que várias já tenham casa de alvenaria. Alok reviu as famílias, curtiu as crianças e viu o início das reformas e aquisição de equipamentos para o centro educacional.