O Instituto Alok e o Centro de Empreendedorismo da Amazônia colaboram para que jovens e adultos possam enfrentar as enormes dificuldades de empreender e obter renda e ocupação na Amazônia.
Apesar do bônus demográfico, há grande desalento na juventude formando a conjunção do “nem-nem”: nem trabalho nem educação. Isso é um paradoxo considerando a enorme riqueza natural da região.
O projeto Papo Reto – Oportunidades da Amazônia mostra aos jovens – de forma direta, simples e, às vezes, lúdica – as riquezas que a floresta Amazônica possui e o potencial que a região oferece para o desenvolvimento de negócios sustentáveis a partir da natureza.
O Papo Reto, apoiado pelo Instituto Alok, compreendeu a criação de pílulas de vídeo educativas divulgadas nas redes sociais e no canal Youtube do Centro e do próprio Instituto Alok, onde você pode assistir a três temporadas. O conteúdo trata sempre de pesquisas relacionadas a um produto ou serviço da natureza que pode virar um negócio para jovens empreendedores.
O projeto buscou ainda alcançar mais de 20.000 seguidores nas redes sociais do Centro de Empreendedoismo (no início do projeto, eram 2 mil seguidores, mas logo chegou a 15 mil) e atrair jovens empreendedores para os editais de negócios sustentáveis que o Centro realiza todos os anos.
Para atingir essa meta, a equipe mobiliza redes de entidades ambientais e de suporte ao empreendedorismo para difundir os programas.
O apoio ao Papo Reto contribui para a criação de uma identidade visual para o Centro de Empreendedorismo da Amazônia e, principalmente, manter a campanha no ar. É uma oportunidade de fortalecer os laços de identidade e pertencimento dos jovens com a Amazônia. A cultura é um elemento central para conciliar conservação e desenvolvimento.
Os vídeos educativos contribuíram para atrair 3.800 alunos nos cursos presenciais.
Ver essa foto no Instagram
Sobre o Centro de Empreendedorismo da Amazônia
Dirigido por Rafael Medeiros, é uma associação da sociedade civil sem fins lucrativos que atua na promoção e articulação de negócios sustentáveis com foco na floresta, biodiversidade, serviços ambientais e uso sustentável do solo na Amazônia. O Centro é uma instituição com forte conexão e conhecimento da realidade social, econômica, ambiental, cultural e institucional da região.