Com o objetivo de valorizar as obras cinematográficas realizadas por indígenas, o Instituto Alok apoiou o I Festival de Cinema e Cultura Indígena (idealizado pelo cineasta Takumã Kaikuro e realizado pela produtora A Terrestre), em Brasília, que aconteceu em dezembro de 2022. Uma parceria da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF.
Antes da realização em Brasília, o Festival promoveu exibição dos filmes no Xingu (MT).
Prêmio Lente Ancestral
O prêmio Lente Ancestral foi atribuído pelo Instituto Alok à Melhor Direção, Melhor Fotografia e Melhor Roteiro. Além de troféu, cada um recebeu R$ 5.000,00.
Troféus de homenagem a suas participações foram entregues também aos demais 7 participantes da Mostra Competitiva (além de R$ 1.500,00 para cada um) e aos 20 participantes da Mostra Paralela.
Por sua vez, a organização do Fecci atribuiu seu prêmio de Melhor Filme a “Nossos Espíritos Seguem Chegando”. O juri popular escolheu como melhor filme “Amary Otomo Ogopitsa: o resgate da memória Amary”.
O troféu que todos os 30 realizadores receberam é uma escultura em madeira confeccionada pela artista Poli Solomé inspirada na arte de Aislan Pankararu (a marca do Festival) e tingida com urucum ou jenipapo.
Fotos: Arquivo do Projeto
Filmes vencedores do Prêmio Lente Ancestral
Melhor Direção: André Lopes e Typju Myky, pelo filme “Ãjãi – o jogo de cabeça de Myky e Manoki”.
Melhor Fotografia: Edivan Guajajara, pelo filme “Somos Raízes”.
Melhor Roteiro: Nig Kuita, Gilda Wankyly Kuita, Iracema Gãh Té, kassiane Schwingel , Marcus Wittmann, Ana Letícia Meira, Angélica Domingos, Cléber kronun, Eduardo Schaan, Georgia de Macedo e Vinícius Albernaz. Pelo filme “Gabi – A voz do barro”.
Os prêmios Lente Ancestral foram entregues pelo diretor do Instituto Alok, Devam Bhaskar; pelo sertanista Sydney Possuelo; e por Maial Kayapó, liderança indígena.
O júri foi formado pelos três reconhecidos cineastas indígenas Graciela Guarani, Edgar Kanaykõ Xakriabá e Divino Tserewahú.
Fotos: Arquivo do Projeto
A Mostra Competitiva
As premiações de festivais de cinema incentivam a produção cinematográfica brasileira ao contribuir para a visibilidade e o reconhecimento dos profissionais do audiovisual. Outros benefícios de uma Premiação são a contribuição para o portfólio e currículo do realizador, trazendo maior visibilidade e credibilidade.
Filmes da Mostra Competitiva:
A Tradicional Família Brasileira – KATU
Documentário | 25 minutos | 2019
Direção, argumento e roteiro: Rodrigo Sena
Produção executiva: Arlindo Bezerra
Fotografia: Julio Castro
Som direto, mixagem, desenho de som: Jota Marciano
Consultoria, montagem e finalização: Rodrigo Fernandes
Produção: Ernani Silva
Assistência de câmera: Gustavo Guedes
Fotografia adicional: Rodrigo Sena
Imagens aéreas: Caio Guerra
Maquinista: Halisson H2L
Trilha sonora: Toni Grigório & Tiquinha Rodrigues
Arte: Rodrigo Palmares
Elaboração do projeto: Diana Coelho
Tradução EN: Juliana Cola
Tradução ES: Beatriz Brooks Yance
Audiodescrição e legendas: Rafael Garcia & Beth Garcia
Voz audiodescrição: Arlindo Bezerra
Ãjãí: o jogo de cabeça dos Myky e Manoki
Documentário | 48 minutos | 2019
Direção: Typju Myky e André Tupxi Lopes
Produção: Typju Myky, André Tupxi Lopes e Renato Sztutman
Fotografia: Typju Myky, Tamuli Myky, Napjokuwy Myky, Ujepai Myky, Kamanowy Myky, Takarauku Myky, Njãwayruku Myky, Njãsyru Myky, Mãkakoxi Myky e André Lopes.
Som: Kajowy Myky, Tamuli Myky, Typju Myky, Wakasi Myky e Wãtu Myky.
Traduções e Legendas: André Tupxi Lopes, Kamanowy Myky, Napjokuwy Myky, Typju Myky, Ujepai Myky
Montagem e pós-produção: Typju Myky, André Tupxi Lopes e Leo Fuzer
Realização: Coletivo Ijã Mytyli de Cinema Manoki e Mỹky, Cesta – USP (Centro de Estudos Ameríndios da Universidade de São Paulo) e LISA – USP (Laboratório de Imagem e Som em Antropologia da Universidade de São Paulo)
Amary Otomo Ogopitsa:
O Resgate da Memória Amary
Documentário | 35 minutos | 2022
Direção: Kuaray Poty (Ariel Ortega) e Bruno Huyer
Fotografia e som: Kuaray Poty (Ariel Ortega)
Elenco: Pará Yxapy, Kerechu Miri (Elza Ortega), Pará Rete (Elsa Chamorro)
Pós-produção: Bruno Huyer
Legendas pt: Kuaray Poty (Ariel Ortega), Pará Yxapy, Bruno Huyer
Legendas en: Karen Villanova
Projeto: PARI-c – Platform for Anthropology and Indigenous Responses to COVID-19
Coordenação do projeto: Christine McCourt, Maria Paula Prates
Realização: PARI-c (Platform for Anthropology and Indigenous Responses to COVID-19), UKRI Medical Research Council, NIHR (National Institute for Health Research), UK aid, City University London, UFCSPA, UFSB, US
Ga vī: a voz do barro
Animação | 11 minutos | 2021
Direção e roteiro: Ana Letícia Meira Schweig, Angélica Domingos, Cleber kronun de Almeida, Eduardo Santos Schaan, Geórgia de Macedo Garcia, Gilda Wankyly Kuita, Iracema Gãh Té Nascimento, Kassiane Schwingel, Marcus A. S. Wittmann, Nyg Kuita, Vini Albernaz
Produção e realização: COMIN-FLD, Coletivo Nẽn Ga, Tela Indígena
Desenhos e animação: Vini Albernaz
Captação de imagens e som: Cleber kronun de Almeida, Eduardo Santos Schaan, Geórgia de Macedo Garcia
Desenho de som: Vini Albernaz
Tradução Kaingang-Português: Nyg Kuita, Iracema Gãh Té Nascimento, Gilda Wankyly Kuita, Eduardo Santos Schaan
Trilha sonora: Música Jave | Coletivo Nẽn Ga – Terra Indígena Goj Veso, município de Iraí, durante I Acampamento Terra Livre Sul, 2017
Levante Pela Terra
Documentário | 30 minutos | 2021
Direção: Cuhexê Krahô
Roteiro: André Gregory e Gabriela Daldegan
Produção: Cuhexê Krahô e Carol Leão
Fotografia: João Vasconcelos e Gabriela Daldegan
Montagem: Gabriela Daldegan
Finalização: Gabriela Daldegan e João Vasconcelos
Nossos Espíritos Seguem Chegando – Nhe’ẽ kuery jogueru teri
Documentário | 15 minutos | 2021
Direção: Kuaray Poty (Ariel Ortega) e Bruno Huyer
Fotografia e som: Kuaray Poty (Ariel Ortega)
Participação: Pará Yxapy, Kerechu Miri (Elza Ortega), Pará Rete (Elsa Chamorro)
Edição: Bruno Huyer
Legendas pt: Kuaray Poty (Ariel Ortega), Pará Yxapy, Bruno Huyer
Legendas en: Karen Villanova
Projeto: PARI-c – Platform for Anthropology and Indigenous Responses to COVID-19
Coordenação do projeto: Christine McCourt, Maria Paula Prates
Realização: PARI-c (Platform for Anthropology and Indigenous Responses to COVID-19), UKRI Medical Research Council, NIHR (National Institute for Health Research), UK aid, City University London, UFCSPA, UFSB, USP
Paola
Documentário | 16 minutos | 2022
Direção: Ziel Karapotó
Assistente de direção: Karkará Tunga
Produção executiva: Ubiratã Juriti e Ziel Karapotó
Roteiro: Ana Paola Karapotó, Ziel Karapotó, Karkará Tunga e Ubiratã Juriti
Fotografia: Abiniel J Nascimento, Mitsy Queiroz, Karkará Tunga e Ubiratã Juriti
Direção de arte: Ziel Karapotó e Ubiratã Juriti
Produção: Ubiratã Juriti e Karkará Tunga
Montagem: Karkará Tunga
Captação de som: Caio Tupã
Desenho de som: Karkará Tunga
Somos Raízes
Documentário | 14 minutos | 2022
Direção: Edivan dos Santos Guajajara
Produção: Edivan dos Santos Guajajara
Fotografia: Ronilson Lima Guajajara
Um Só Ser – O Grande Encontro
Documentário | 80 minutos | 2022
Direção: Arthur Ribeiro
Roteiro: Daniel Henrique Lopes
Produção: Daniel Henrique Lopes, VarîViná Kamãnawa, Erivaldo de Souza Katukina, Panã Kamãnawa, Hoshonawa Kamãnawa
Fotografia: Arthur Ribeiro
Montagem e pós-produção: Arthur Ribeiro
Som direto: Arthur Ribeiro
Artes gráficas: Djulia dos Santos
Elenco: Edna Aguiar, Davi Henrique Bertochi Lopes, Karine Garcia
Participação: Anthony Daniel Bertochi Lopes, Theo Bertochi lopes
Trilha sonora: Família NOKE KOI
Xixiá mestre dos cânticos Fulni-ô
Documentário | 20 minutos | 2022
Diretor: Hugo Fulni-ô
Assistente de direção: Maria Rozzana Leite Albuquerque
Produção: Coletivo Fulni-ô de Cinema. Ivaldo de Matos
Fotografia: Waya Ferreira de Sá
Montagem: Hugo Fulni-ô, João Paulo Ribeiro,
Assistente de Montagem: Wayaty Ferreira de Sá
Câmera: Wayaty Ferreira de Sá
Elenco: Abdon dos Santos, Lenivaldo de Matos, Sarapó dos Santos
Tradutor: Iraldo de Matos, Hugo Fulni-ô
Revisão de Legenda: Fábia Fulni-ô
Preparador de Elenco: Caique Ferraz
Sobre o Festival
Produzido por A Terrestre – Comunicação, Cultura Pesquisa e Educação, as atividades (oficinas e seleção) serão realizadas de 15 a 17 de setembro de 2022 no Xingu (MT) e o Festival acontecerá em Brasília de 2 a 12 de dezembro.
Premiações de festivais de cinema incentivam a produção cinematográfica brasileira ao contribuir para a visibilidade e o reconhecimento dos profissionais do audiovisual.
Outros benefícios de uma Premiação são a contribuição para o portfólio e currículo do realizador, trazendo maior visibilidade e credibilidade. Já as premiações financeiras motivam os profissionais à participação e promovem a geração de renda para os premiados.
Apoie você também:
*Veja outros projetos com povos indígenas nas áreas de Empreendedorismo, Gastronomia Social e Desenvolvimento Humano