Com o objetivo de contribuir para com o desenvolvimento de práticas sustentáveis de produção de alimentos por meio do incentivo a hortas hidropônicas e o plantio de árvores frutíferas, em parceria com famílias de regiões rurais do semiárido baiano, o Instituto Alok uniu-se à ONG Retratos de Esperança e à comunidade quilombola do Povoado do Saco (Jacobina, Chapada Diamantina – BA) financiando 2023 a aquisição de terra medindo 4356m2 .
O projeto Frutos de Esperança está criando oportunidades de emprego propiciando geração de renda aos moradores. O projeto atende 35 famílias, constituídas por 105 pessoas.
A região também está sendo reflorestada. Há riscos de desertificação do bioma caatinga, em municípios do Território do Sisal da Bahia e em municípios da Chapada Diamantina Norte.
Fotos: Arquivo Retratos de Esperança
Já estão em andamento:
• Implantação de uma agrofloresta
• Plantio e reflorestamento de mudas nativas para recuperação do bioma
• Construção de hortas comunitárias
• Incentivo da agricultura familiar
• Três casas estão sendo finalizadas
Hoje, as hortas já produzem: hortaliças, alface, salsa, banana, batata doce, aipim e abóbora. Além das hortas, serão construídos viveiros de mudas de árvores frutíferas adequadas ao semiárido;
Sobre o Povoado do Saco
Na comunidade do Saco, povoado do município de Jacobina-BA cerca de 38 famílias vivem em situação de extrema vulnerabilidade social, muitos moradores não frequentaram a escola, ou não tiveram a possibilidade de ser alfabetizados, residem em casas feitas de taipa e em condições de salubridades, não tendo acesso a cozinha, nem a um banheiro. O acesso a saúde e a educação é precário, a falta de emprego e renda é escasso, o centro urbano mais próximo fica a 60km, então o acesso aos recursos básicos se torna difícil.