O Instituto Alok apoiou o festival Brasil é Terra Indígena, uma realização do coletivo Mídia Indígena, em aliança com vários outros parceiros. O festival aconteceu nos dias 13 e 14 de dezembro de 2023 no Museu Nacional da República – Brasília.
O evento promoveu um diálogo intercultural para a valorização e preservação da cultura indígena e a criação de parcerias fundamentais entre os povos.
Participaram:
20 artistas e bandas indígenas
87 expositores de arte e artesanato de 40 etnias de todos os biomas
50 comunicadores indígenas
Sobre a Mídia Indígena
A Mídia Indígena é um coletivo de comunicação descentralizada que produz e difunde conteúdos e pautas inerentes à questão indígena no Brasil, respeitando as especificidades de cada povo, a partir da lógica colaborativa de compartilhamento e de comunicação, conectando e empoderando os jovens indígenas de todo o país.
Foi criada em 2015 dentro do Acampamento Terra Livre e é protagonizada por esses jovens que contribuem para romper uma comunicação hegemônica e não participativa. O coletivo possibilita a troca de tecnologias, experiências e principalmente a representatividade indígena nos meios de comunicação com a difusão de suas lutas como mais uma ferramenta de exigência de direitos.