O Instituto Alok e a Associação Sociocultural Yawanawa caminham juntos para valorizar iniciativas que fortaleçam as manifestações culturais e espirituais das aldeias; a educação tradicional baseada no conhecimento tradicional sobre a floresta, caçadas, pescarias, costumes, artes, cantos, pinturas…
O Instituto está apoiando as seguintes ações com jovens Yawanawa:
- Semana de Arte Yawanawa – expressão da cosmovisão na pintura em tecidos, telas e murais.
- Mariri Yawanawa – Festival de Cantos, a música Yawanawa
- Língua Yawanawa
- Cestaria em cipó
- Vestimentas tradicionais
- Intercâmbio Cultural com outros povos indígenas do estado do Acre (os Poyanawa, Huni Kui e Katulkina).
Arte e Geração de Renda
Os desenhos/pinturas produzidas pelos jovens durante Semana de Arte Yawanawa realizada com apoio do Instituto Alok ano passado foram reproduzidas pela empresa Sheep.Inc, a primeira marca de roupas com carbono negativo, com sede em Londres, para produção de um número limitado de lindas mantas de 100% lã de Merino ultrafina.
A renda é revertida para iniciativas dos jovens do povo Yawanawa / Acre (Associação Sociocultural Yawanawa).
Cada símbolo narra um fragmento da herança espiritual Yawanawa. Da representação das duas cobras, Jiboia e Sukuri, que se manifestam na forma de guias nas cerimônias da Yawanawa Uni Medicine às asas da borboleta Awavena que carrega o poder espiritual feminino.
Interessados em adquirir SHEEP INC. X THE YAWANAWÁ devem navegar em:
sheepinc.com/collections/sweater?gender=male&collection=25
O Povo Yawanawá
O povo Yawanawa, após anos vivendo sob a escravidão mental e espiritual imposta pelos patrões seringalistas na década de 70, o povo Yawanawá se libertou em 1984 expulsando todos invasores não indígenas do seu território. Essa revolução aconteceu graças aos jovens das aldeias.
Desde então, o povo Yawanawa retoma suas manifestações culturais e espirituais apoiados pelos mais velhos, pelos sábios que ainda guardam consigo todo nosso conhecimento da tradição e da cosmovisão de seus ancestrais.
Muito dos costumes foram deixados pra trás, para dar valor ‘a educação ocidental, mesmo com a insistência dos velhos que diziam que mesmo que os mais jovens falassem a língua dos brancos , se vestissem como os brancos e “andassem” como os brancos, “nosso povo nunca iria deixar de ser Yawanawa, pois nossa cultura e nossas tradições estavam enraizadas em nossa alma, isso ninguém jamais iria tirar de dentro de nós”, diz o líder Tashka Yawanawa.
Apoie você também:
*Veja outros projetos com povos indígenas nas áreas de Empreendedorismo, Gastronomia Social e Desenvolvimento Humano.