O alimento é ferramenta para a promoção do impacto social nos campos da segurança alimentar, geração de renda e desenvolvimento humano, e a Gastromotiva (fundada em 2006) é uma das mais reconhecidas ações sociais do país nesse contexto, com a missão de transformar indivíduos e comunidades. Presente em oito estados brasileiros e na Cidade do México, a organização é pioneira na mobilização comunitária de iniciativas ligadas à disseminação da Gastronomia Social, através da implantação de metodologias educacionais voltadas para o combate ao desperdício e adoção de práticas sustentáveis em cozinha, contando com o apoio dos principais chefs do Brasil e do mundo, além do mercado gastronômico e de investidores sociais do setor de alimentos.
Por meio dos projetos de formação profissional que atuam com o foco na inclusão produtiva de jovens e adultos de baixa renda, mais de 8,4 mil cozinheiros e empreendedores já foram qualificados pela Gastromotiva no campo da alimentação.
Desde 2006, foram implantadas 138 cozinhas de base comunitária e apoiadas na sua manutenção por meio do Programa Cozinha Solidária, impactando de forma direta na produção de mais de 3 milhões de refeições sustentáveis servidas gratuitamente para mais de 160 comunidades, e atendendo a mais de 480 mil pessoas em insegurança alimentar.
Em 2016, nasceu o Reffetorio Gastromotiva, restaurante-escola no Rio de Janeiro responsável não apenas por entrega de refeições solidárias diariamente, mas pelo desenvolvimento de atividades pedagógicas e a pilotagem de atividades relacionadas ao restaurante-escola que orienta as Cozinhas Solidárias.
Parceria em infraestrutura
Para fortalecer estas duas áreas de atuação, a partir de apoio do Instituto Alok a Gastromotiva e a LDS Charities (Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias) firmaram parceria, baseada na doação – por parte da LDS – de equipamentos que permitirão um aumento de cerca de 18% na oferta de alimentos para pessoas em situação de insegurança alimentar: hoje, o , Refettorio 31.680 refeições/ano e as Cozinhas Solidárias 245.400 refeições/ano.
Com a doação de equipamentos, a LDS Charities soma-se a outros parceiros da Gastromotiva, possibilitando portanto uma significativa melhoria na infraestrutura das Cozinhas Solidárias e do Reffetorio Gastromotiva, permitindo a entrega de refeições solidárias e o desenvolvimento de atividades com foco na sustentabilidade financeira a médio prazo.
A parceria apoia:
1) Programa Cozinha Solidária– lançado em março de 2020, o Programa Cozinha Solidária atua no desenvolvimento de cozinhas de base comunitária, entendendo que o trabalho social atrelado à educação são mecanismos fundamentais para a ampliação da participação social, qualificação de lideranças comunitárias e modelagem de iniciativas de impacto social no campo da alimentação. Serão beneficiadas pelo menos 9 (nove) cozinhas solidárias em Manaus, São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro e Salvador).
A lista de equipamentos doados às Cozinhas Solidárias inclui escorredor de massa industrial, caixa organizadora, secador de hortaliças industrial, jogo de tigelas bowls inox, conjunto 6 tábuas para corte polietileno, jogo de GN’s, fogão industrial 6 bocas, forno de convecção, refrigerador e freezer Expositor, microondas, liquidificador industrial, processador de alimentos industrial, balança profissional, panelas de serviço, fritadeira wook , rechaud térmico, batedeira, exaustor axial Industrial, Kit Chef 10 Peças e mesa dobrável.
2) Refettorio Gastromotiva – Alicerçado em quatro áreas de atuação estratégicas, onde o alimento é o fio condutor para o entendimento das relações sociais e, a gastronomia, ferramenta-chave para o empoderamento dos indivíduos e a comunidade local, o Refettorio Gastromotiva é um restaurante-escola que atua no combate ao desperdício do alimento; direito à alimentação adequada; formação técnica atrelada ao exercício da cidadania e compromisso com o desenvolvimento comunitário no entorno do projeto.
O Refettorio Gastromotiva já contribuiu com o resgate de mais de 500 toneladas de alimentos, e proporcionou mais de 1,98 milhão de refeições zero desperdício por meio do atendimento na região central da cidade.
O refeitório receberá uma série Incremento de utensílios e equipamentos, além de reforma da cozinha, permitindo a entrega de refeições solidárias diariamente, desenvolvimento de atividades pedagógicas e a pilotagem de atividades relacionadas ao restaurante-escola com foco nas sustentabilidade financeira a médio prazo.
A reforma compreenderá a adequação do espaço de cozinha, que poderá realizar troca da câmara fria e receber uma lista de equipamentos que inclui: escorredor de massa industrial alumínio, caixa organizadora, jogo de tigelas bowls inox, conjunto 6 Tabuas para corte polietileno, fogão industrial 6 bocas, freezer expositor vertical EOS 510 Litros, liquidificador industrial inox baixa rotação 6/8 litros, processador de alimentos industrial, panelas em inox fundo triplo, bandejas de madeira para serviço, pratos, batedeira planetária, suqueira e Kit Chef 10 Peças.
A Gastromotiva
A organização compõe o sistema de atendimento que atua na garantia da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) e reconhece que o acesso regular e permanente à alimentação de qualidade deve ocorrer em bases sustentáveis, do ponto de vista ambiental, econômico e social. Desde a sua fundação, a Gastromotiva atua no combate à desigualdade social, desemprego e a fome, entendendo-os como agendas prioritárias e condicionadas à modelagem de tecnologias sociais que contribuam para a promoção de meios de subsistência equitativos. Com isso optou-se pela construção de metodologias de qualificação profissional inclusivas, atreladas a geração de renda e melhoria na qualidade de vida dos indivíduos, acreditando que a inclusão produtiva e a aquisição de renda são fortes indicadores para o acesso a cidadania e, consequentemente, para a saída da pobreza.
A Gastromotiva pensa a cozinha como meio de atuação profissional socialmente e ambientalmente responsável, a partir da construção de polos de atendimento à população em matéria de assistência alimentar, que também atuassem como centros de capacitação e aperfeiçoamento profissional. Inaugurado no Rio de Janeiro em 2016 durante os jogos Olímpicos e Paraolímpicos, o Refettorio Gastromotiva é fruto da parceria entre a Gastromotiva, a ONG Food For Soul, criada pelo renomado chef italiano Massimo Bottura; e a jornalista gastronômica Alexandra Forbes.
A organização conta com uma ferramenta de bussiness inteligence (BI) para auxiliar o monitoramento do impacto gerado pelo Programa das Cozinhas Solidárias e pelo Refettorio Gastromotiva.
Encontro Comunidade Gastromotiva – A Cozinha como Pólo Transformador de Territórios
“Realizada em novembro de 2024, o “Encontro Comunidade Gastromotiva – A Cozinha como Pólo Transformador de Territórios”, reuniu líderes, empreendedores e especialistas para promover soluções transformadoras no setor de alimentação e impacto social. O evento promoveu mais de 1416 horas de construção e cocriação do impacto, contou com 23 palestrantes, 05 Facilitadores, 55 Agentes Transformadores, 16 organizações presentes, mais de 300 pessoas no Fórum Encontro Comunidade Gastromotiva.
Foram abordados diversos temas que permeiam a Gastronomia Social como segurança alimentar, educação, economia, mobilidade urbana e turismo sustentável. Essa iniciativa fortalece o compromisso com o desenvolvimento sustentável e destaca as Cozinhas de Impacto Social como ferramentas para a geração de renda e empoderamento comunitário.”
Saiba mais e apoie você também:
Veja outros projetos apoiados:
A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias
Como seguidores de Jesus Cristo, os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias têm o compromisso por convênio de viver os dois grandes mandamentos: amar a Deus e amar ao próximo. Seguem o chamado de Jesus Cristo de alimentar os famintos, dar de beber a quem tem sede, acolher o estrangeiro, vestir os nus e visitar os enfermos e aflitos.
Os esforços individuais e da Igreja em cuidar dos necessitados têm sido essenciais para nossa missão desde o princípio. Em 1842, a Sociedade de Socorro foi organizada com a responsabilidade de cuidar dos pobres e ministrar suas necessidades. Em 1936, a Igreja criou o programa de bem-estar para ajudar a cuidar dos membros necessitados e fortalecer a capacidade de se tornarem autossuficientes. E em 1985, o programa humanitário da Igreja em todo o mundo foi formalmente iniciado.
Os membros da Igreja procuram os necessitados e prestam auxílio a todos os filhos de Deus, sem levar em consideração a filiação religiosa, raça ou nacionalidade. A Igreja, seus membros e amigos combinam suas doações com esforços voluntários para aliviar o sofrimento e edificar a autossuficiência em todo o mundo.
O profeta e presidente da Igreja, Russel M. Nelson, citou “Aqueles que desejam ser chamados de povo do Senhor estão ‘dispostos a carregar os fardos uns dos outros (…); chorar com os que choram; (…) e consolar os que necessitam de consolo’.”