O Instituto Alok fez aliança (2021) com a Agência Solano Trindade (Campo Limpo – SP) no projeto Conexão Campo-Periferia, contribuindo para o trabalho da Agência de incentivo à geração de renda de produtores da agricultura familiar e da democratização do acesso a alimentos orgânicos e agroecológicos nas periferias de São Paulo, começando pela Zona Sul.
A Organização Mundial da Saúde chama de “desertos alimentares” regiões da cidade onde as pessoas precisam andar mais de 400 metros para encontrar alimentos in natura, não processados. Diferentemente de bairros nobres, em que há bastante oferta de frutas, legumes e verduras, nas periferias dos grandes centros urbanos são raros os locais que comercializam alimentos in natura.
Ações do projeto:
E-Commerce Orgânicos
Canal no WhatsApp com o objetivo de vender alimentos orgânicos para todas as classes sociais. Essa ação conta com produtores rurais e jovens da periferia que fazem toda a logística de entrega dos orgânicos (de bicicleta, moto, carro e caminhão).
Centros de Distribuição
Implementando centros de distribuição na região periférica de São Paulo. Em agosto, a instituição abriu o Armazém Organicamente, localizado na Av. Cantos do Amanhecer, 100 – Jardim Eledy, zona sul da cidade.
Compartilhando Sabores e Saberes
Realizando lives gravadas diretamente da Cozinha da Tia Nice que fica na Agência Popular Solano Trindade. São aulas sobre Reaproveitamento Integral do Alimento PANCS: Dos Quintais das Favelas para os Quintais do Mundo. São aulas show com Chefs: David Herts, Edson Leite, Lucia e Tia Nice.
Consumo Consciente e Comércio Justo
Aproximando produtores rurais dos consumidores da periferia a partir de curadoria de produtos como queijo, salame artesanal, shimeji, pão artesanal, cerveja artesanal, cachaças artesanais e ainda produtos de bem estar pessoal, saúde e moda.
Fotos: Arquivo projeto