A Coleção Som Nativo tem por objetivo dar visibilidade à beleza da cultura musical dos povos originários do Brasil e gerar um acervo musical do repertório dos grupos indígenas.
Em 19 de abril de 2024, foi lançado o primeiro álbum da Coleção – O Futuro é Ancestral, uma co-criação entre músicos indígenas de 8 etnias brasileiras e Alok). As etnias: Yawanawa, Huni Kuin, Kariri Xocó, Guarani Kaiowá, Guarani Mbya, Kaingang, Nhadewa e Xakriabá.

Em 2025, a Coleção lançará sete novos álbuns contendo dezenas de músicas tradicionais e contemporâneas das mesmas etnias (à exceção dos Xakriabá). São as obras originais destes povos, sem fusão com a música eletrônica de Alok e sem a assinatura de Alok como produtor musical. As músicas foram gravadas em estúdio profissional e são interpretadas e/ou compostas pelos artistas indígenas.


As letras estarão traduzidas para o Português, Espanhol e Inglês. O projeto é uma contribuição do Instituto Alok à Década Internacional das Línguas Indígenas (2022-2032), em cooperação com a UNESCO. A música é um elemento essencial da cultura dos povos indígenas e um fator decisivo na preservação das suas línguas. Muitas destas línguas indígenas estão infelizmente ameaçadas de extinção.
Os álbuns estarão acessíveis nas plataformas de streaming e toda monetização será revertida para os artistas e/ou povos participantes.
Seja um(a) parceiro(a): nossa intenção é lançar novos álbuns a cada ano, durante toda a Década e para este fim convidamos corporações, fundações e indivíduos a somarem-se a este projeto. Faça contato!
Parceiros: Loco Records e Altafonte






*Veja outros projetos com povos indígenas nas áreas de Desenvolvimento Humano e Natureza e Comunidades