O Instituto Alok juntou-se ao Líder Espiritual e Cacique Mapu Huni Kuin para a revitalização e fortalecimento do Centro Huwã Karu Yuxibu (próximo à cidade de Rio Branco, Acre), como uma contribuição às preservação da cultura da comunidade indígena Huni Kuî. O projeto tem apoio da empresa GásLive e de outros parceiros.
Com nossa parceria, foi construído o restaurante Piti Kuin – Gastronomia Tradicional Huni Kuin (cozinha e salão de refeições), e Mapu mobilizou outros parceiros para promover melhorias no paisagismo em torno destes espaços e incrementar o plantio de hortaliças.
A pré inauguração do restaurante do Campo da Fartura aconteceu em março de 2024. Fotos: Arquivo Campo da Fartura
Este conjunto compõe – com a já existente Casa de Rezo – a estrutura necessária para alavancar a programação medicinal, cultural, gastronômica, turística e espiritual do Centro.
Além dessas melhorias houve também em parceria com a startup social Água Camelo, Instituto Phi e GasLive o acesso à água tratada que possibilitará o pleno funcionamento do restaurante e também oferecer água potável para toda a comunidade.
Foram instalados 02 (dois) sistemas de filtragem de alta capacidade, associado a um sistema de captação da água do açude via bombeamento ligado à rede elétrica.
A pré inauguração do restaurante Piti Kuin no Campo da Fartura aconteceu em março de 2024 e a inauguração está prevista para dezembro de 2024.
O Centro Huwã Karu Yuxibu pretende crescer em sua capacidade para atender cerca de 240 indígenas desaldeados, jovens e famílias que buscam a cidade para o estudo, emprego ou atendimento médico, mas que muitas vezes passam a viver em condições precárias na periferia.
Pretende-se ainda avançar na restauração da floresta (incendiada alguns anos atrás).
Fotos e imagens: Ramon Aquin e Arquivo do projeto
Sobre o Centro Huwã Karu Yuxibu:
O Centro Huwã Karu Yuxibu foi fundado em agosto de 2015 pelo Cacique e Líder Espiritual Mapu Huni KuÎ e a produtora cultural Mirna Rosário, com o intuito de realizar o fortalecimento da Identidade cultural do povo Huni KuÎ.
Segundo o Instituto Socioambiental (ISA), os indígenas Huni Kuî, também conhecidos como Kaxinawá, habitam a fronteira brasileira-peruana na Amazônia ocidental. No Brasil, eles somam mais de 7.535 pessoas e vivem no Acre e sul do Amazonas, tendo aldeias nas regiões do Alto Juruá e Purus e no Vale do Javari.