O Instituto Alok fortalece a saúde no Brasil, também através de apoios à hospitais no tratamento contra o câncer adulto e infantil, acesso à radioterapia, cuidados para deficiência intelectual, parto humanizado e lesões no esôfago. Conheça os:
Lar dos Artistas do Amor – Goiânia
Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás – CORA
O Instituto Alok apoia a construção em Goiânia (GO), da casa de apoio aos pacientes no Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás – CORA, uma iniciativa do Hospital do Amor que – por sua atuação em Barretos (SP) – tornou-se referência no tratamento de pessoas cvom câncer.
O “Lar dos Artistas do Amor” será um espaço de acolhimento e suporte aos pacientes em tratamento oncológico e suas famílias, garantindo estadia durante o tratamento no Hospital CORA. O complexo é integrado ao hospital que abrigará os pacientes da nova ala pediátrica e seus familiares.
CORA – Goiânia
O hospital em Goiânia será gerido pelo Dr. Henrique Prata, presidente do Hospital do Amor, em Barretos (SP), e terá 44,7 mil metros quadrados e capacidade para 148 leitos destinados à internação de pacientes em tratamento contra o câncer, além de centro cirúrgico, transplante de medula óssea, farmácia, centro de exames por imagem e infusão quimioterápica.
O Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás – CORA, homenageia a poetisa Cora Coralina.
Saiba mais em:
Saúde com ciência e afeto
Hospital de Amor de Barretos – Barretos (SU/N/NO/ DF)
Instituição de saúde filantrópica especializada no tratamento e prevenção de câncer com sede em Barretos (SP), e ações também nas regiões Centro Oeste, Nordeste e Norte do Brasil.
Em 2021, estabelecemos parceria para a aquisição de equipamentos de alta tecnologia para o tratamento de cerca de 600 pacientes com deficiência intelectual.
Em 2023, renovamos nosso apoio, desta vez para a aquisição do aparelho Gastrovideoscópio Ultrafino, que auxilia no tratamento de lesões tumorais e cicatriciais do esôfago em pacientes menores de 1 ano de idade com dificuldade de sedação e de alto risco, além de auxiliar no tratamento e diagnóstico de estenose congênita do esôfago e inserção de sondas de alimentação.
Sobre o Hospital de Amor
Em 24 de março de 1962, surgiu, no centro da cidade de Barretos, no interior de São Paulo, um hospital geral cujo nome homenageia São Judas Tadeu. Em 1967, foi instituída a Fundação Pio XII, entidade que se tornou a mantenedora da instituição, que passou a atender apenas pacientes portadores de câncer.
O projeto ganhou grandes proporções com a ajuda da comunidade, de artistas (entre eles, Alok), da iniciativa privada e com a participação financeira governamental, outras áreas do hospital estão sendo construídas para atender, gratuitamente, os pacientes com câncer que chegam de todas as regiões do país. Em novembro de 2017, o então Hospital de Câncer de Barretos assumiu como nome o apelido pelo qual já era conhecido entre seus pacientes, familiares, médicos e parceiros, passando a se chamar “Hospital de Amor”.
São mais de 58 anos de história e reconhecimento internacional por sua excelência em tecnologia e cuidado humanizado. O Hospital de Amor conta atualmente com mais de 5.300 colaboradores atuando em suas dezenas de unidades de tratamento, prevenção, reabilitação e pesquisa, relacionadas à área oncológica.
Em 2022, o Hospital realizou 1.673.441 atendimentos (entre consultas, procedimentos e exames), uma média de 4.585 atendimentos por dia nas unidades espalhadas pelo Brasil.
Fotos: Arquivo Hospital de Amor
Saiba mais
Apoie você também:
Acesso a Radioterapia
Hospital Padre Tiago – Jataí (GO)
Apoiamos a construção de um novo edifício para as instalações do setor de Radioterapia no hospital Padre Tiago na Providência de Deus. Sediado na cidade de Jataí (GO), recebe pacientes de 28 municípios que somam 730 mil habitantes.
O Hospital realiza, anualmente, mais de 11 mil consultas médicas, 8.300 sessões de quimioterapia e mais de 1.000 cirurgias oncológicas. O recurso doado será utilizado para a fundação da edificação, além dos projetos elétrico e hidráulico. Com o apoio do Instituto e de outros parceiros, a nova instalação do hospital contará também com o aumento de salas cirúrgicas e 60 novos leitos para internações.
Sobre o Hospital Padre Tiago:
O Hospital Padre Tiago na Providência de Deus foi inaugurado em 2014
e conta hoje com 60 leitos de internação clínica, cirúrgica e UTI. Com uma equipe médica de especialistas em diversas áreas: Ginecologia, Obstetrícia, Urologia, Ortopedia, entre outras.
O Hospital possui um centro de imagens preparado para realização de tomografias, exames de raio -X, ultrassonografias e mamografias com qualidade e precisão através de equipamentos de última geração.
No ano de 2019 foi firmado um convênio com o estado de Goiás onde o hospital Padre Tiago realizou atendimentos oncológicos (cirurgias e sessões de quimioterapia) e trouxe um atendimento mais eficaz e ágil para toda população de Jataí e cidades vizinhas, atendendo 28 municípios com cerca de 60 mil habitantes. Hoje, o hospital atende cerca de 3.685 pacientes oncológicos por mês.
Os pacientes em tratamento que antes precisavam se deslocar por longas distâncias, hoje podem realizar infusão quimioterápica e cirurgias oncológicas perto de suas casas.
Desde 2019 já foram dadas 200 altas para pacientes oncológicos.
Fotos: Arquivo Hospital Padre Tiago/Projeto Arquitetônico: Miriane Baptista
Apoie você também:
Oncologia pediátrica
Hospital da FAP – Campina Grande (PB)
Fortalecemos a Fundação Assistencial da Paraíba (FAP), conhecida como Hospital da FAP, no início de suas atividades também no cenário do câncer infantil. Trata-se de uma tarefa ousada, arrojada e de alto custo. Os recursos são destinados a somar-se à campanha de captação para montagem dos consultórios, centro infusional quimioterápico e enfermaria, nos modelos recomendados para acolher os pequenos enfermos.
Estudos do INCA mostram que o câncer é a doença que mais mata crianças e adolescentes no Brasil e a segunda causa de óbito neste grupo etário, superada somente pelos acidentes e mortes violentas. A Oncologia Pediátrica no Brasil apresenta poucos avanços nos resultados obtidos em relação a países desenvolvidos, sendo superado também por países latino-americanos como Chile, Argentina e México.
Sobre o Hospital da FAP
Inaugurado em 1965 em Campina Grande (PB), para ser uma unidade de atendimento geral ao público, logo foi incorporado à faculdade de ensino médico daquela cidade passando a ser chamado de Hospital ESCOLA da FAP.
Tendo iniciado de forma tímida e precária, a estrutura foi ganhando corpo e no ano de 1992, inaugurou seu serviço de Radioterapia. Cada vez mais a instituição foi atraindo e despertando a atenção de profissionais com a missão de tratar câncer. Após décadas de trabalhos prestados resolveu expandir suas atividades para o mundo da oncologia. Desta forma, em 27 de novembro de 2000 foi inaugurado o Centro de Cancerologia Ulisses Pinto (CCUP).
A cidade de Campina Grande é o segundo maior município do estado da Paraíba, com uma população fixa de 411.807 habitantes (IBGE 2020), sendo um polo tecnológico e de saúde, muito bem posicionado geograficamente, onde o Hospital da FAP é referência para 148 municípios no tocante ao atendimento oncológico e atendendo parcialmente inclusive a outros estados, como Pernambuco e Rio Grande do Norte.
Fotos: Arquivos Hospital da FAP
Apoie você também:
Parto Humanizado
Mansão do Caminho – Salvador (BA)
O Instituto Alok e o Centro de Parto Normal Marieta de Souza Pereira da Mansão do Caminho acreditam na importância do parto humanizado como aspecto essencial do pleno desenvolvimento humano.
Apoiamos a área de Parto, com doação à Mansão do Caminho realizada em 2021, na certeza da melhoria dos indicadores de morbi-mortalidade materna e neonatal, que evidenciam um modelo assistencial diferenciado e seguro.
As atividades desenvolvidas na unidade voltadas à gestante, parturiente, recém-nascidos e família são:
– Atendimento com classificação de risco a gestante, parturiente e puérpera;
– Consulta de pré-natal, Puerperal, Perfil;
– Admissão de parturiente e acompanhamento do trabalho de parto, parto e puerpério;
– Assistência ao recém-nascido; e assistência ate dois anos de vida
– Estímulo e apoio ao Aleitamento Materno;
– Rodas de Gestante; Homem Grávido, Vovôs e Vovós, Vinculação
– Atividades Educativas para gestante e família;
Sobre a Mansão do Caminho
O Centro de Parto Normal Marieta de Souza Pereira da Mansão do Caminho, idealizado e concretizado por Divaldo Franco, foi inaugurado em 2011, sendo o primeiro Centro de Parto Normal da Rede Cegonha do Brasil. Foram até aqui quase 6 mil partos e nascimentos de forma humanizada.
O Centro adota ações e princípios dentro de uma filosofia de atenção humanizada ao parto e nascimento, como o acolhimento pleno à parturiente, com a presença de acompanhante durante todo o período da parturição, estimulando o fortalecimento do vínculo familiar proporcionando o acesso a métodos não farmacológicos e não invasivos de alívio da dor, o estímulo à deambulação e mudanças de posição durante o trabalho de parto, podendo a parturiente adotar diversas posições durante o parto. Além disso, promove o contato pele a pele imediato da mãe com o recém-nascido, evitando a perda de calor e favorecendo a construção do vínculo do amor maior, Mãe/Filho; e estimula o aleitamento materno ainda no ambiente de parto.
O trabalho é desenvolvido por equipe multidisciplinar, médicos obstetras, enfermeiras obstétricas, pediatras, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, Doulas. As ações adotadas são baseadas “em práticas validadas pela melhor evidência científica disponível, aliando a arte obstétrica com a ciência, visando um nascimento seguro para a mãe e a criança, com um mínimo de intervenções necessárias”.
Fotos: Arquivo Mansão do Caminho
Apoie você também:
Mais Saúde de Vida
Instituto do Câncer Infantil do Agreste – Caruaru (PE)
O Instituto Alok apoia o ICIA (Instituto do Câncer Infantil do Agreste) em Caruaru, Pernambuco, para garantir o acesso à saúde para crianças e adolescentes do estado.
O apoio se dá para o fortalecimento aos atendimentos na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) custeando equipe especializada, aquisição de medicamentos, insumos hospitalares e procedimentos complexos, garantindo atendimento humanizado aos pacientes.
Sobre o ICIA (Instituto do Câncer Infantil do Agreste)
O ICIA surgiu em 2003 com a missão de ofertar atendimento médico-social multidisciplinar de forma gratuita para crianças e adolescentes com câncer no estado de Pernambuco.
Ao longo de seus 20 anos, realizou mais de 80 mil atendimentos gerais e custeou mais de 45 mil exames. Entre as suas principais atividades estão: pediatria (com foco oncológico), quimioterapia, fisioterapia, nutrição, psicologia hospitalar, odontopediatria, custeio de exames e acolhimento em casa de apoio, capacitação de profissionais da atenção básica de saúde acerca dos sinais e sintomas do câncer infantojuvenil, conscientização da sociedade para o diagnóstico precoce.
O ICIA foi eleito três vezes como uma das cem melhores ONGS do Brasil, 1º lugar na Premiação de melhores cases de sucesso com a Caravana do Diagnóstico Precoce no 22º CONVOCC, além de ter sido 1º lugar nos Melhores Projetos Intersetoriais e Multistakeholder para Enfrentamento às CCNTs/DCNTs no Brasil com a Caravana do Diagnóstico Precoce.