O Instituto Alok realizou parceria técnica com a Kailash Satyarthi Children’s Foundation, (fundado por Kailash Satyarthi, vencedor do Prêmio Nobel da Paz em 2014), durante os anos de 2021/22/23/24, acompanhando e aprendendo com a implementação de 130 Vilas Amigas da Criança em 20 comunidades da região de Madhya Pradesh (Índia) – dedicadas à prevenção do trabalho infantil e a proporcionar acesso aos direitos das crianças.
O projeto atende cerca de 5.700 crianças e fornece suporte técnico para 770 comunidades em 77 distritos com foco na eliminação do trabalho infantil e acesso à educação.
Para as ações, recursos financeiros foram doados diretamente pelo artista Alok, cabendo ao Instituto o acompanhamento técnico dos processos e resultados.
Fotos: Mila Petrillo
A exploração da criança
O trabalho infantil, o tráfico de crianças, a violência, a exploração e o abuso sexual, o casamento precoce são crimes contra a criança que afetam a alma da humanidade e por isso a Fundação criada em 2004 por Kailash Satyarthi (Prêmio Nobel da Paz e idealizador da Marcha Global contra o Trabalho Infantil – 1998) mobiliza jovens e famílias, governos e sistema de justiça para assegurar o direito das crianças a serem protegidas, ouvidas, à educação, à saúde, ao brincar e à proteção social.
Crianças resgatadas de situações e exploração (trabalho infantil) são reintegradas a suas famílias e assumem protagonismo nos processos de educação e defesa de direitos.
A ação que requer compaixão
“Não basta haver empatia, é preciso haver compaixão, um movimento em direção à solução dos problemas do outro como se fossem seus próprios”, diz Kailash Satyarthi, Prêmio Nobel da Paz (2014). Não é por outra razão que ao longo dos trabalhos da Fundação as pessoas refletem sobre compaixão e se comprometem a exibir um comportamento compassivo uns com os outros.
Desde 2021, quando começou nossa parceria, 5.748 crianças foram protegidas diariamente através das iniciativas:
• 217 campanhas de conscientização
• 467 reuniões temáticas com setores dos serviços sociais
• 3.700 famílias foram alcançadas e incentivadas a participar dos processos.
• 2.500 pessoas participaram de encontros de sensibilização e se comprometeram a acabar com o casamento infantil.
• Mais de 800 pessoas participaram nas manifestações de sensibilização, realizadas por líderes infantis.
• 1.587 crianças foram matriculadas nas escolas.
• 32.978 crianças foram retiradas de situações de trabalho infantil.
• 9.600 crianças receberam certidões de nascimento.
• 1.430 crianças participam em conselhos infantis (Bal Panchayat).
• 1.891.398 pessoas foram beneficiadas por meio de diversos esquemas governamentais.
• 13 casos de casamento infantil foram prevenidos
• 95 queixas sobre problemas comunitários, como reparo de bombas manuais e construção de sistemas de drenagem, foram resolvidas.
Fotos: Mila Petrillo
Parte da razão dos grandes resultados alcançados é o Parlamento da Criança: elas participam das decisões comunitárias, conscientizam outros jovens e famílias, pressionam autoridades. Há grande estímulo ao empoderamento das meninas e importante campanha de mobilização contra o casamento precoce envolvendo as 300 vilas onde a KSCF atua (ver vídeo).
Desde 2004, trabalhando em 850 vilas, a Kailash Satyarthi Children’s Foundation:
– criou oportunidade de protagonismo (liderança) a 20 mil jovens
– resgatou mais de 12 mil crianças do trabalho infantil
– colocou mais de 90 mil na escola
– reformou 800 escolas
– evitou cerca de 400 casamentos precoces
– mudou a vida de 350 mil pessoas.
Sobre a KSCF:
Na jornada de Kailash Satyarthi, a primeira criança resgatada de trabalho escravo ocorreu há 42 anos. A criação da K.S. Children ‘s Foundation (KSCF) ocorreu em 2004. Recomendamos ver no Youtube o excelente documentário The Price of Free, sobre esta jornada.
A instituição trabalha para alcançar um mundo onde todas as crianças sejam livres, seguras, saudáveis, recebam educação de qualidade e tenham a oportunidade de realizar seu potencial. As várias iniciativas visam fomentar a colaboração entre governos, empresas, comunidades e outros parceiros para garantir a implementação eficaz das leis nacionais e internacionais relacionadas com as crianças, mas o protagonismo juvenil está no centro de todas as ações.
Não devemos perder o caminho da compaixão
O jornalista Devam Bhaskar, diretor do Instituto Alok, entrevista o ativista indiano – e Prêmio Nobel da Paz – Kailash Satyarthi. A entrevista foi publicada no Correio Braziliense.
Uma Marcha Global pela Compaixão
Devam Bhaskar publicou artigo no UOL / Folha de S. Paulo sobre a jornada de Kailash.