Search
Close this search box.

Sobre o Instituto Alok

Missão

Contribuir para o desenvolvimento social e a proteção da natureza, apoiando ações de impacto positivo nas vidas das populações mais vulneráveis e para o meio ambiente. Inspirar atitudes positivas de solidariedade.

Visão

Um mundo onde todo ser humano vive em condições plenas para seu crescimento pessoal, podendo criar e decidir com autonomia, colaborando na construção de uma sociedade feliz, justa e sustentável.

Valores

Orienta o Instituto Alok o sentimento de unidade que abraça culturas, comunidades e a vida de todos os seres. Acreditamos que uma sociedade é realmente democrática quando todos têm oportunidades iguais e seus direitos e liberdades de escolha são respeitados.

Áreas de Atuação

Contribuimos para o acesso a condições de vida plena, especialmente em Saúde para mulheres e crianças e em Educação de crianças e jovens; apoiando ainda o empreendedorismo e a segurança alimentar, considerando como prioridade a população negra.

Articulamos iniciativas de reflorestamento, restauração e conservação da natureza, sempre com respeito à biodiversidade, o protagonismo e empoderamento das comunidades locais e a união dos conhecimentos ancestrais e atuais para enfrentamento da crise climática.

Celebramos a diversidade étnica dos povos indígenas, apoiando a amplificação de suas vozes e o compartilhamento de sua expressão artística e cultural, ações de defesa de direitos e iniciativas socioambientais nas aldeias.

Como Atuamos

O Instituto Alok é uma associação sem fins de lucro criada pelo artista Alok para o investimento social no Brasil.

No Brasil, prestamos assessoramento técnico a organizações sociais durante os processos de formulação e acompanhamento de projetos específicos a serem apoiados financeiramente. O assessoramento visa o alinhamento de metas e contribuir ao melhor cumprimento de nosso propósito comum de oferecer assistência social, construir transformações sistêmicas e participar de dinâmicas coletivas de promoção e defesa de direitos.

Realizamos doações financeiras para a execução dos projetos, e também com espírito de solidariedade em situações de emergência coletiva ou individuais.

As doações são realizadas a partir de recursos próprios e/ou frutos de mobilização de parcerias com outras OSC ou empresas privadas para que também colaborem para o alcance dos objetivos.

As organizações e projetos apoiados, assim como os casos de ações solidárias, são selecionados pela curadoria do próprio Instituto, mas também através de editais públicos ou ainda pela análise de propostas recebidas.

O Instituto Alok não realiza doações para organizações sociais de outros países, mas na África e na Índia estabelece relações de intercâmbio de aprendizagem no desenvolvimento de tecnologias sociais. De forma gratuita e voluntária, prestamos assessoria técnica na formulação e acompanhamento de metas.

Do ponto de vista da comunicação pública, e em função do assessoramento técnico oferecido, utilizamos a expressão “projetos apoiados pelo Instituto” – a mesma utilizada com relação àqueles projetos
que recebem recursos financeiros no Brasil.

Nosso Time

Fundadores

Alok Achkar Peres Petrillo
Romana Novais de Souza A. Petrillo

Conselho Administrativo
(e fundadores)

Presidente:
Alok Achkar Peres Petrillo

Vice Presidente:
Fábio Correa Soares

Conselheiros:
Robson Cunha do Nascimento Junior
Rafael Rocha de Macedo

Diretor Executivo

Geraldinho Vieira (Devam Bhaskar)

Conselho Fiscal

Anna Ryta Costa
Felipe Caldeira Lobo
Raul Marcilio de Souza

Parcerias e Projetos

Gestão: Renata Quintella
Impactos: Beatriz Nunes

Comunicação

Redes Sociais e Edições: Janaina Coe
Edição / Assistente: Gabriela Alves
Apoio: Maya Coimbra
Webmaster: Sandro Arakaki
Imprensa: Agência Melina Tavares Comunicação

Gestão

Administração: Tamiris Sobral e Andréia Dias
Financeiro:
Maria de Fátima Albuquerque
Jurídico:
Lorhayne Guimarães

Sede Administrativa

Goiânia – GO (Brasil)

Diretor Executivo

Geraldinho Vieira (Devam Bhaskar), é diretor do Instituto Alok. Dirigiu a ong ANDI – Agência de Notícias dos Direitos da Infância. Recebeu Menção Especial do Prêmio Nacional dos Direitos Humanos concedido pelo Governo Federal brasileiro, em associação com a sociedade civil (1997) e o Prêmio Cidadão Terceiro Setor, pela Revista Imprensa. Na Fundación Avina, foi Representante no Brasil e diretor internacional de comunicação. Jornalista, integrou o Conselho Consultivo da Fundación Nuevo Periodismo Iberoamericano, então presidida pelo escritor Gabriel García Márquez. Trabalhou na Rede Globo-DF, Jornal de Brasília e Correio Braziliense. Foi Chefe de Gabinete do Ministro Antônio Houaiss, da Cultura.

Projetos e Intercâmbios

Brasil | África | Índia