O Instituto Alok mantém intercâmbio de aprendizagem com a organização humanitária brasileira Fraternidade sem Fronteiras, através de um acompanhamento (voluntário e gratuito) dos processos e resultados das ações da Fraternidade em Moçambique, Malawi e Madagascar (África).
As ações:
No período de 2021 a 2023, as ações significaram relevante impacto social para mais de 26 mil pessoas, no que tange à:
– logística de alimentos
– oficinas de trabalho para geração de renda
– painéis solares para produção de energia limpa
– construção e manutenção de escolas
– lantio sustentável/agroflorestal
– expansão e manutenção de infraestruturas
– acesso à água.
Pessoas beneficiadas:
- Moçambique (projeto Acolher Moçambique) – 14 mil pessoas beneficiadas diretamente e outras 20 mil indiretamente.
- Malawi (projeto Nação Ubuntu) – 2 mil pessoas beneficiadas diretamente – e outras 50 mil indiretamente.
- Madagascar (Ação Madagascar) – 10 mil pessoas beneficiadas diretamente – e outras 33 mil indiretamente.
Ações em Gastronomia Social:
Moçambique
Transporte de alimento – Com a aquisição de um caminhão e um automóvel, ficou mais fácil fazer o transporte de alimentos e materiais de construção. Com capacidade para transportar 60 toneladas, o caminhão atende 30 centros de acolhimento, havendo distribuído 165 mil refeições por mês e beneficiando diretamente 14 mil pessoas todos os meses.
Padaria – Foram comprados novos equipamentos e maquinários que agilizam a produção de 66 mil pães todos os meses. Os pães são vendidos e também distribuídos para os jovens da padaria e lanche dos voluntários no centro de acolhimento. Todo o lucro é reinvestido na padaria e no Programa Jovem da Fraternidade sem Fronteiras.
Malawi
Agricultura – Na iniciativa Mães do Campo, do projeto Nação Ubuntu, participam aproximadamente 250 mulheres que vivem em extrema vulnerabilidade. Com a aquisição de 25 hectares de terra , hoje são plantados os alimentos para as famílias e assistidos do projeto. São oferecidas 25 mil refeições por mês, atingindo 80% da segurança alimentar e beneficiando cerca de 700 pessoas beneficiadas diretamente.
Refeitório – O refeitório construído na Ubuntu Nation School tem capacidade para 500 adultos ou 700 crianças. Hoje as refeições são servidas em turnos para aumentar ainda mais a capacidade de atendimento. Mais de 20 mil refeições servidas mensalmente.
Centros de acolhimento – Com a aquisição de um caminhão com capacidade de 3 toneladas de carga, os alimentos cegam mais rapidamente às O caminhão também é utilizado para transportar os materiais de construção possibilitando as obras locais.
Madagascar
Agricultura – Com a expansão da área do projeto Campo da Paz para 1,5 hectares, foram plantadas 2 mil mudas de mandioca, melancia, melão , milho e abóbora que são destinadas tanto para alimentar as comunidades como para geração de renda. São mais de 100 pessoas que participam desta atividade, beneficiando 20 famílias e a comunidade local. (cerca de 10 mil pessoas)
Agricultura Familiar – Cerca de 100 famílias receberam seus próprios lotes de terra, além de sementes, regadores, rastelos e o “fangale“, (ferramenta utilizada na agricultura malgaxe), para o plantio de hortaliças. Iniciou-se um mutirão com a comunidade para preparar os terrenos e todo trabalho é acompanhado pela equipe de agricultura que trabalha na área do Campo da Paz, empregando as técnicas já conhecidas nas produções agrícolas da Fraternidade sem Fronteiras.
Sobre a FSF
Fraternidade sem Fronteiras (FSF) é uma organização humanitária com sede em Campo Grande (MS) e atuação brasileira e internacional. Todos os trabalhos são mantidos por meio de doações e principalmente pelo apadrinhamento. Com R$ 50 mensais é possível contribuir com um projeto e fazer a diferença na vida de muitas pessoas.
Apoie você também:
Participe das caravanas à África:
Para fazer parte das caravanas da Fraternidade sem Fronteiras, basta ser padrinho ou madrinha dos projetos e sentir a vontade no coração.
Mais informação em: www.fraternidadesemfronteiras.org.br/comoajudar/