O Instituto Alok mantém intercâmbio com a rede Ashoka Índia para o conhecimento de práticas com o propósito de criar um mundo no qual todas e todos se reconheçam como agentes de transformação positiva na sociedade.
A Ashoka (organização global) incentiva a capacidade de liderança e criatividade, ilumina a empatia de empreendedoras e empreendedores sociais (Ashoka Fellows) para que possam dedicar-se a estratégias que combatem problemas sociais de forma efetiva, inovadora e sistêmica.
Neste sentido, o acompanhamos o fortalecimento da rede Ashoka Índia e a trajetória de cinco Ashoka Fellows em específico. Todos conduzem projetos sociais inovadores para resolver os maiores desafios do país em áreas como: proteção e inclusão social, educação, empreendedorismo, geração de renda, cadeia alimentar e gastronomia social.
Fellows:
Arundhuti Gupta
Mentor Together
A Mentor Together funciona com uma base digital (aplicativo interativo) mas diferencia-se pelo acompanhamento pessoal, priorizando o atendimento a mulheres, mas não exclusivamente. Já beneficiou mais de 15 mil jovens universitária(o)s com uma dedicada orientação profissional (planos de carreira) e suporte emocional através de uma articulação que envolve milhares de mentores voluntários.
Além das mentorias, as jovens são apoiadas em seus planos de carreira e na construção e empoderamento da auto estima, criando um ecossistema mais amplo e rico em toda a Índia, além da quebra do ciclo de oportunidades desiguais.
Sonal Kapoor
Protsahan Foundation
A realidade de milhões de meninas na Índia carrega muita dor: violência, abuso sexual, casamento precoce, menores chances de educação e trabalho.
A Protsahan Foundation é uma organização que trabalha para encontrar soluções sistêmicas para erradicar a violência contra meninas na Índia. Seu projeto é focado principalmente em possibilitar um lugar mais seguro para que jovens que vivem em estado de vulnerabilidade, para que possam ter maior acesso à educação, saúde e justiça de gênero.
Um programa social tem contribuído para superar as adversidades. Chama-se HEART (Coração, em inglês), que como sigla revela sua abordagem holística:
– H de Health (Saúde)
– E de Education
– A de Arts
– R de Rights (Direitos)
– T de Technology
Ao longo dos últimos doze anos (com parceiros indianos e internacionais) o programa H.E.A.R.T já trabalhou com 81 mil meninas de grupos sociais vulneráveis oferecendo bolsas de estudos, treinamentos, estágios profissionais e serviços de proteção.
Os centros da Fundação Protsahan já atenderam cerca de 2 mil meninas resgatadas de situações de abuso, reintegrando-as à escola, aconselhando as famílias e dando suporte à reabilitação psicológica através de atividades socioemocionais e artísticas e do desenvolvimento de habilidades no uso da tecnologia.
Mais de 100 mil crianças em situação de risco já foram capacitadas para a percepção sobre “toques seguros e inseguros”; e, já foram treinados mais de 10 mil funcionários do sistema governamental de proteção à infância.
Ashok Kamath
Akshara Foundation
A Akshara Foundation é uma organização que está melhorando os resultados de aprendizagem nas escolas primárias, redesenhando a pedagogia do sistema educacional público na Índia com o método Karnataka Learning Partnership: inovação no ensino de Matemática.
O programa é aplicado em mais de 50 mil escolas públicas na Índia, para milhões de alunos, numa abordagem que mescla a compreensão abstrata e a experiência concreta com números e cálculos, tornando mais efetivo e divertido o mergulho nas dinâmicas da matemática e da geometria. Há kits fascinantes para aulas presenciais e 275 pequenos games online para exercícios.
Ashok está construindo uma rede de campeões locais que mobilizam a participação comunitária e política na educação pública para alcançar uma base matemática forte.
Saransh Vaswani
Saajha
Saajha (no idioma Hindi) significa compartilhamento, companheirismo.
“Capacitamos os pais, mesmo os iletrados, para um envolvimento produtivo no processo educacional. E sobretudo mobilizamos uma rede de compartilhamento entre os familiares. Mães e pais já integrados ao programa mobilizam e capacitam outros”, diz Saransh Vaswani, criador da Saajha.
O projeto já conta com uma rede de 70 mil pais (sobretudo mães) e a meta é chegar a 300 mil até final de 2024, beneficiando 1 milhão de crianças, a partir da expansão de parcerias com as escolas. Para tanto, a Saajha desenvolveu uma plataforma digital colaborativa.
O desenvolvimento de habilidades no uso da tecnologia é um fator importante não apenas para o trabalho em rede: representa grande estímulo e fator de auto-estima para os familiares, diminuindo também a distância geracional. Cerca de 60 interações diárias são feitas na plataforma e a equipe da Saajha desdobra-se para dar assistência aos pais a qualquer hora do dia e da noite, inclusive nos finais de semana.
O rendimento dos alunos tem dobrado e o uso da plataforma é crescente.
Madhukar Banuri
Leadership For Equity (LFE)
É fundador da Leadership For Equity (LFE), uma organização social que fortalece a capacidade dos sistemas de escolas governamentais da Índia.
Como? Trabalhando na capacidade de entrega das pessoas; criando políticas enraizadas nas necessidades das crianças; e estruturando processos que ajudam os líderes do sistema governamental a oferecer qualidade em escala.
A LFE acredita na ideia de operar com altos níveis de empatia, e para isso realiza uma prática constante de reflexão com setores do governo sobre seus problemas e desafios mais concretos, desenvolvendo um espírito de liderança e promovendo resultados de aprendizagem sustentáveis para as crianças mais marginalizadas da Índia.
A organização está co-criando programas governamentais nas áreas de desenvolvimento de professores e fortalecimento do sistema e governança acadêmica usando tecnologia.
Com o apoio do Alok Institute, por meio da rede Ashoka Fellows, a Leadership For Equity implementou 3 importantes etapas:
1. sessões de apoio ao bem-estar e saúde mental dos seus funcionários;
2. retiro anual de 3 dias com todos os mais de 80 membros da equipe para um tempo de reflexão, construção de equipe e retrocesso no impacto do programa;
3. contratação de consultoria de aprendizado e desenvolvimento para ajudar as equipes de gerenciamento de projetos e de campo a capacitar-se nas principais competências do projeto para melhorar a entrega e a eficácia.
Sobre a Ashoka:
Fundada nos anos 80 por Bill Drayton, a Ashoka é uma organização internacional conhecida por ser pioneira no campo do empreendedorismo social.
Nos últimos 40 anos, construiu a maior rede mundial de empreendedores sociais e agentes de mudança, com mais de 3.800 bolsistas da Ashoka que lideram a mudança de sistemas em mais de 90 países.
É considerada a 5ª ONG de maior impacto social no mundo, segundo a publicação suíça NGO Advisor.
Quem foi Ashoka*
Ashoka foi um o imperador indiano que viveu de 304 a.C – 232 a.C. Arrependido da violência e do alto número de mortes resultantes dos ataques bélicos e conquistas militares de seu governo, em 265 a.C. teve um despertar espiritual e se converteu ao budismo, mudando radicalmente sua conduta e a forma de governar. Se tornou um governante passivo, benevolente, difundia a compaixão e a não-violência, estabelecendo de forma pioneira políticas de bem-estar social e de valorização da vida humana e animal, cultivando valores de paz, respeito e fraternidade em relação a todos os seres.