O Instituto Alok mantém intercâmbio de aprendizagem com a organização humanitária brasileira Fraternidade sem Fronteiras, através de um acompanhamento (voluntário e gratuito) dos processos e resultados das ações da Fraternidade em Moçambique, Malawi e Madagascar (África).
As ações:
No período de 2021 a 2023, as ações significaram relevante impacto social para mais de 26 mil pessoas, no que tange à:
– logística de alimentos
– oficinas de trabalho para geração de renda
– painéis solares para produção de energia limpa
– construção e manutenção de escolas
– lantio sustentável/agroflorestal
– expansão e manutenção de infraestruturas
– acesso à água.
Pessoas beneficiadas:
- Moçambique (projeto Acolher Moçambique) – 14 mil pessoas beneficiadas diretamente e outras 20 mil indiretamente.
- Malawi (projeto Nação Ubuntu) – 2 mil pessoas beneficiadas diretamente – e outras 50 mil indiretamente.
- Madagascar (Ação Madagascar) – 10 mil pessoas beneficiadas diretamente – e outras 33 mil indiretamente.
Ações de Empreendedorismo:
Moçambique
Panificação – Mais de 100 jovens já fizeram parte de oficina de panificação, se profissionalizando para que gerenciem todas as fases do negócio, desde o processo produtivo até a organização do caixa e atendimento ao cliente. Os pães são comercializados nas comunidades da região. Os aprendizes são certificados e podem ampliar as vendas para outras localidades.
Oficina de costura – Mais de 100 jovens já fizeram parte desta oficina, criando 10 tipos de peças diferentes, entre elas: camisetas, estojos, necessaire, toalhas e ecobags. Produzem cerca de 100 unidades/mês, que são vendidas em feiras, em lojas de Maputo, para os caravaneiros, visitantes do projeto, e também são enviados para venda no Brasil, aumentando o retorno financeiro que ajuda a manter a própria oficina.
Energia Solar – Instalação de painéis solares nas escolas e Centros de Acolhimento promove energia limpa oferecendo o acesso à água potável beneficiando 214 crianças, 13 idosos e 11 colaboradores, além do impacto indireto às comunidades vizinhas.
Malawi
Agricultura – Na iniciativa Mães do Campo (projeto Nação Ubuntu), participam 250 mulheres que vivem em extrema vulnerabilidade. Em aproximadamente 25 hectares de terra adquirida, elas plantam o alimento para as famílias, para os assistidos do projeto e também para geração de renda.
Oficina de biocarvão – Foram realizadas mais de 50 capacitações aos refugiados, para geração de renda e redução da emissão de carbono e desmatamento. Foi construída estrutura de depósito para o biocarvão e espaço de secagem. Através da produção da oficina, a lenha é substituída por carvão. Todas as refeições entregues pelo projeto agora são preparadas exclusivamente com biocarvão (sustentável): são 1.200 pessoas, 2 refeições diárias (48 mil refeições/mês).
Oficina de Carpintaria – Por meio da oficina são produzidos novos mobiliários para as salas de aula da Ubuntu School. Mais de 500 peças já foram produzidas. Além disso, são realizados serviços de reparos em móveis e telhados, o que antes era realizado através de mão de obra externa, contribuindo com a sustentabilidade do projeto.
Oficina de Costura – Foram realizadas mais de 20 capacitações, em sua maioria para mulheres, contribuindo para geração de renda e manutenção do projeto. A instalação conta com armários, estrutura dos mostruários, mesas de corte e costura, maquinários e sistema de energia solar independente. Os produtos são vendidos aos caravaneiros e visitantes do projeto, tornando a oficina autossustentável.
Painéis Solares e Perfuração de Poço Artesiano – As instalações beneficiam mais de 2 mil pessoas (cerca de 500 crianças) com o abastecimento de todo o complexo escolar, (refeitórios, 18 salas de aula, staff room, escritório e áreas externas).
Construções – Foram erguidos refeitório, playground, centro de espiritualidade, palhoça (espaço pedagógico e de convívio, que protege em épocas de seca e chuvas fortes) e área de produção agrícola (com cozinha, refeitório, espaço de depósito e creche). A aquisição do mobiliário para os refeitórios viabilizaram ampliar a oferta de refeições (600/dia).
Madagascar
Oficina de Tijolos Ecológicos: São produzidos mais de 3.000 tijolos por mês que estão sendo utilizados para as construções de novas infraestruturas do projeto, além da geração de renda para os trabalhadores. Com estes tijolos, foram construídas 3 bacias d´água para o projeto de Agricultura Familiar e foram reformados 10 banheiros secos.
Oficina de Biocarvão: Uma produção de 400 sacos de biocarvão por mês beneficia o projeto Campo da Paz, a clínica de saúde e a cozinha central.
Oficina de Marcenaria/Serralheria e Forja: A oficina produz as carteiras das escolas, os mobiliários no padrão Montessoriano para a escola Horova, os playgrounds, a clínica de saúde e as mesas para as máquinas da oficina de costura. Na oficina de forja, objetiva-se a capacitação profissional para geração de renda.
Oficina de Produção de Sabão e Sabonetes: A produção de sabonete fitoterápico e do sabão para a limpeza geral são vendidos para a Clínica de Saúde, gerando renda para 20 famílias.
Oficina de Panificação: A oficina gera renda para cerca de 100 famílias, que vendem os 12 mil pães produzidos mensalmente.
Oficina de Costura e Artesanato – Os produtos são comercializados nas feiras da região, envolvendo 20 famílias.
A instalação de Painéis e Refletores Solares impacta a vida de mais de 3 mil pessoas, nas oficinas, escolas, clínica de saúde, e nas áreas comuns de todas as unidades do projeto.
Sobre a Fraternidade
Fraternidade sem Fronteiras (FSF) é uma organização humanitária com sede em Campo Grande (MS) e atuação brasileira e internacional. Todos os trabalhos são mantidos por meio de doações e principalmente pelo apadrinhamento. Com R$ 50 mensais é possível contribuir com um projeto e fazer a diferença na vida de muitas pessoas.
Apoie você também:
Participe das caravanas à África:
Para fazer parte das caravanas da Fraternidade sem Fronteiras, basta ser padrinho ou madrinha dos projetos e sentir a vontade no coração.
Mais informação em: www.fraternidadesemfronteiras.org.br/comoajudar/