O Instituto Alok mantém intercâmbio de aprendizagem com a organização humanitária brasileira Fraternidade sem Fronteiras, através de um acompanhamento (voluntário e gratuito) dos processos e resultados das ações da Fraternidade em Moçambique, Malawi e Madagascar (África).
As ações:
No período de 2021 a 2023, as ações significaram relevante impacto social para mais de 26 mil pessoas, no que tange à:
– logística de alimentos
– oficinas de trabalho para geração de renda
– painéis solares para produção de energia limpa
– construção e manutenção de escolas
– lantio sustentável/agroflorestal
– expansão e manutenção de infraestruturas
– acesso à água.
Pessoas beneficiadas:
- Moçambique (projeto Acolher Moçambique) – 14 mil pessoas beneficiadas diretamente e outras 20 mil indiretamente.
- Malawi (projeto Nação Ubuntu) – 2 mil pessoas beneficiadas diretamente – e outras 50 mil indiretamente.
- Madagascar (Ação Madagascar) – 10 mil pessoas beneficiadas diretamente – e outras 33 mil indiretamente.
Ações em Desenvolvimento Humano
Moçambique
Educação – A Escola Primária da Aldeia de 7 de Abril, inaugurada por Alok no ano de 2019, hoje recebe cerca de 790 alunos de 6 a 14 anos e é administrada pelo governo local. Junto à Escola e comunidade, a Fraternidade atende 1.300 crianças com refeições 3 vezes por semana.
Dança – Mais de 100 jovens de 3 aldeias (Muzumuia, Matuba e Barragem) participam da oficina de danças tradicionais moçambicanas como o Xigubo e a Marrabenta. Através das aulas eles criam conexões com suas raízes e as tradições africanas, desenvolvem habilidades físicas e emocionais, ganhando empoderamento e autoconfiança.
Arte – Oficina de arte acontece todos os sábados e atende 20 jovens artistas. A oficina tem como objetivo o desenvolvimento de técnicas de pinturas em murais, telas, batiques (arte tradicional africana), serigrafia, pirografia e xilogravuras.
Programa Jovem – Cerca de 1.000 jovens participam das oficinas de esporte, dança e atividades culturais e contribuem para o empoderamento, engajamento e pertencimento, além de geração de renda e mantimento das mesmas.
Malawi
Educação – Na creche, há o acolhimento de crianças de 0 a 3 anos. Já na Ubuntu Nation School é realizado o acolhimento de crianças a partir dos 3 anos (pré escola) e até os 8 anos (escola primária). O complexo visa atender futuramente jovens de até 17 anos de idade. No complexo escolar foram instalados painéis solares que atendem todos os alunos e por si mesmo é um ato pedagógico.
Aprendendo – Na Ubuntu Nation School, em Dzaleka, 320 crianças aprendem em mais de 10 salas de aulas mobiliadas. Os materiais pedagógicos utilizados são da metodologia Montessori, oferecendo alto padrão de ensino aos alunos. A escola também conta com mais 10 salas de apoio com enfermaria, atendimento psicossocial, dentre outros. No contraturno escolar conta com aulas de mindfulness, música e yoga em parceria com a Faith in Children. Há, também, um projeto piloto do programa de mentoria em Inglês, com aulas em Inglês on-line, abertas à comunidade. A reforma na infraestrutura vai aumentar a capacidade para o atendimento de 700 crianças e jovens.
Creches – Para a iniciativa Mães do Campo (ver Gastronomia Social), foram construídas 3 creches que atendem aproximadamente 200 crianças enquanto suas mães trabalham no campo.
Direito de brincar – Com a construção do Centro de Convivência e Pedagogia, que é utilizado por mais de 300 pessoas, e também com a construção de um playground, são uma nova realidade a promoção continuada do desenvolvimento infantil e a interação das crianças das comunidades.
Madagascar
Voluntariado – A construção da Casa dos Caravaneiros mostrou-se uma ação essencial, pois gera sustentabilidade e oferece oportunidade de compartilhar o conhecimento dos viajantes com as comunidades locais. A casa dos caravaneiros em Madagascar acomoda em torno de 25 pessoas.
Saúde – A Clínica de Saúde em Ambovombe – Campo da Paz, beneficia de forma direta cerca de 17 mil acolhidos do projeto, aumentando o acesso à saúde de toda a comunidade. Os mais de 30 profissionais da clínica disponibilizam seus serviços para a comunidade local. Atualmente a clínica atende mensalmente cerca de 2660 crianças em tratamento nutricional, 1350 consultas médicas, 855 vacinação para crianças até 2 anos de idade, 80 cuidados pré-natais, 45 internações, além do rastreio sistêmico de HIV, ações de prevenção e promoção à saúde, como visitas às casas pelos agentes comunitários para prevenção da Malária.
Educação – A Escola Horova foi inaugurada e hoje tem 130 alunos matriculados. O aprendizado é baseado na metodologia Montessoriana com estudos sobre a autonomia das crianças, ciências ambientais, horta orgânica, lixo reciclável e compostagem. Para o próximo ano letivo, 400 crianças estão matriculadas.
Esporte – No mesmo complexo da escola, está sendo construída uma quadra poliesportiva, visando proporcionar saúde e qualidade de vida aos alunos por meio do vôlei, basquete e futsal.
Sobre a Fraternidade
Fraternidade sem Fronteiras (FSF) é uma organização humanitária com sede em Campo Grande (MS) e atuação brasileira e internacional. Todos os trabalhos são mantidos por meio de doações e principalmente pelo apadrinhamento. Com R$ 50 mensais é possível contribuir com um projeto e fazer a diferença na vida de muitas pessoas.
Apoie você também:
Participe das caravanas à África:
Para fazer parte das caravanas da Fraternidade sem Fronteiras, basta ser padrinho ou madrinha dos projetos e sentir a vontade no coração.
Mais informação em: www.fraternidadesemfronteiras.org.br/comoajudar/